sábado, 3 de abril de 2010

A Situação

A UDD avançou com o prometido e agora ocupa, de alguma forma selvagem, a intersecção de Rajaprasong em Bangkok criando o caos no centro da capital.

Abhisit está em Hun Hin, onde participa na cimeira da Mekong River Commission (MRC) e reuniu-se de emergência com o comando da CAPO para avaliar a situação e a declaração do Estado de Emergência está em cima da mesa. As declarações á imprensa e os contactos do Ministro da Presidência, Sathi, com os manifestantes, multiplicam-se, mas não se vê como irá terminar este tug of war, absolutamente desnecessário.

Abhisit afirmou, com calma e ainda contendo-se, que a UDD ultrapassou o risco do admissível e a manifestação de hoje já não se pode considerar como o exercício de um direito visto estar a causar danos consideraveis aos habitantes de Bangkok. Abhisit acrescenta que a acção de hoje parece ser criada no sentido de fazer os militares avançar sobre os manifestantes e fazer aquilo que ninguém quer, ou seja criar vítimas.

O governo tenta encontrar uma forma de fazer sair os manifestantes de onde se encontram de forma pacífica utilizando mediadores qualificados, mas estes não cedem. Afirmam poder sair do local mas exigem que o PM dissolva primeiro o Paralamento, o "ponto de honra" da luta deles.

A corda estica-se e poderá estar prestes a partir.

Sem comentários: