quarta-feira, 28 de abril de 2010

A Situação

Acabo de vir de uma reunião de emergência sobre a situação e pode adiantar-se o seguinte.

Existe uma tensão acrescida na cidade com grandes movimentos de tropas, polícia e militares concentrando-se nas zonas mais críticas.

Os próprios vermelhos fortaleceram as suas barricadas como pude ver numa mesmo à porta do escritório. O tráfico é caótico por toda a cidade com anúncios, mas que não consigo confirmar, de várias ruas e avenidas fechadas.

Houve um incidente entre vermelhos e tropas ao norte de Bangkok no qual morreu um soldado e ficaram feridos dezoito pessoas entre manifestantes e militares. O soldado está confirmado foi morto pelo tiro de um colega. Outro dia vi um vídeo dos acontecimentos do dia 10 de Abril e mostrava essa mesma situação em que um soldado avançou a disparar enquanto os outros se quedaram no lugar onde estavam e o "aventureiro" realizou que estava para aí uns bons 5-10 metros á frente dos colegas e todos disparando. Nada aconteceu daquela vez.

Os Estados Membros da União Europeia solicitam a todos os seus nacionais que se registem no respectivo consulado de modo que se possa saber o paradeiro das pessoas.

A Sky News informava à pouco que um ataque estava em preparação para esta noite e recebi semelhante notícia de um jornalista, de outra agência, no terreno. Outros falam que um golpe de estado estará já em andamento com a mais que possível instauração da Lei Marcial.

Sem comentários: