segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tailãndia não é só Rajaprasong

Tem-se falado muito sobre a ocupação de Rajaparasong e do sector do parque Lumpini mas as atenções hoje estão mais concentradas no resto do país.

Há já bastantes dias que vinham a acontecer pequenos incidentes fora da capital provocados pela insurreição vermelha.

Hoje isso está mais na ordem do dia devido á torrente de incidentes que aconteceram nas últimas horas fora das acima referidas zonas.

Vou tentar enumerar só os mais salientes: Polícia ou Militares cercados em Chachoengsao (Este de Bangkok), Pithsanolook (Norte), Udon Thani (Nordeste), Ayuthaya (perto de Bangkok na direcção Norte), Khon Kaen (Nordeste), Pathum Thani (ás portas Norte de Bangkok), Payao (Norte).

Ataques com bombas ou granadas: Chiang Mai (quartel da polícia bem no centro da cidade), Pathum Thani (depósitos de combustível que abastecem o aeroporto), Ayuthaya (central eléctrica), Bangkok (casa do líder de um partido da coligação no poder – 1 ferido grave).

Outros incidentes: o corte da emissão televisiva durante 9 minutos quando o Primeiro-ministro estava a falar.

Caravana de líderes e outros muçulmanos de Songkla presumivelmente em direcção de Bangkok.

Nos cercos a polícias e militares há indicações de que armas terão sido apreendidas mas não posso confirmar a informação.

Em várias áreas do Norte e Nordeste do pais em várias estradas os vermelhos locais estabeleceram controlos de acesso e não deixam passar quem pendam poder vir para Bangkok para ajudar em qualquer acção contra os acampamentos vermelhos.

Abhisit autorizou os Governadores de Província a impôr o Estado de Emergência na sua região e o PAD disse que o governo deveria aplicar o Estado de Emergéncia a todo o país e aplicar a Lei Marcial nalguns locais, presume-se que Bangkok e zonas adjacentes.

Não me parece ser esta a solução que o país necessita.

Sem uma solução política não será possível estabelecer a paz que todo o país necessita. Torna-se urgente entender-se isso.

Sem comentários: