quinta-feira, 29 de abril de 2010

Dia 29 de Abril

A tensão de ontem acabou por diminuir e a noite foi calma depois dos acontecimentos no norte de Bangkok em que morreu 1 soldado e ficaram feridos 17 civis e 2 soldados. O soldado como já referi acabou por ser vítima de um erro dos colegas das forças de segurança.

Nos vídeos que existem do incidente não fica claro se foi a polícia ou os militares quem disparou sobre esse soldado. Esta manhã falando com um comandante da polícia ele confirmou ter sido um erro mas não confirmou quem disparou. A UDD afirma que foi a polícia mas com o objectivo de fazer crer que a polícia disparou deliberadamente contra o militar em mais uma das lutas internas nas forças de segurança.

As fotos e vídeos mostram outra vez alguma confusão na forma como as disputas se desenrolam com soldados e vermelhos por vezes misturados, com o trânsito a circular por meio das balas, enfim num ambiente propício a acidentes como o que aconteceu.

Entretanto a UDD decidiu como acção para hoje vir fazer uma visita á Delegação da União Europeia para entregar uma carta solicitando a atenção da EU para a luta em que está empenhada e para denunciar aquilo que chamam os abusos e violações dos direitos humanos e da lei por parte do governo. A carta solicitava que a EU enviasse observadores para ver, in loco, a situação e apreciar a forma pacífica como a UDD luta pelos seus objectivos. Assim rezava a missiva.

A visita acabou por ser muito calma pois só 4 camisas vermelhas vieram até aos escritórios da delegação numa batalha de intermediação que durou toda a manhã. Inicialmente estava previsto haver uma manifestação de centenas de vermelhos com toda a sua máquina de propaganda mas conseguiu-se que isso diminuísse para uma simples visita, testemunhada pela comunicação social, e sob a vigilância muito discreta da polícia.
Tenho de dar os meus cumprimentos ao comando da Esquadra de Lumpini da Polícia pela forma altamente profissional e competente como assistiram em toda a operação.

Apesar de haver cerca de 300 elementos da polícia no local, todos equipados para conter multidões, a descrição como todos actuaram foi de louvar. Recebi pessoalmente o principal responsável da UDD com o comando da polícia e pude ver a forma extremamente cortês como tudo se passou. O plano que estava estabelecido e acordado faria com que tudo se passasse com grande discrição.

O que irá sair na comunicação social poderá ser por certo diferente pois, contrariamente ao plano inicial, três dos representantes acabaram por subir ao 19 andar, onde se mantiveram durante 40 minutos, e posteriormente poderão dizer á comunicação social a versão deles.

No comunicado transmitido á imprensa a EU apelava mais uma vez ao diálogo e à moderação.

Sem comentários: