
Há neste momento grande quantidade de soldados naquilo que se pode considerar posição de ataque à base vermelha de Rajaparsong, tentando cercá-la por todos os lados. Entretanto o CRES anunciou, inclusive mostrando um esboço à comunicação social, que está em curso um plano para derrubar a monarquia tentando assim criar não só uma causa para um possível ataque mas também uma onda de apoios para isso.

A UDD tinha anunciado que deixariam a sua posição defensiva e que passariam hoje à ofensiva. Até agora sabe-se da confusão e o mal entendido que levou a paralisar o BTS durante 4 horas. Os vermelhos colocaram pneus na estação de Ploenchit perto da base deles de Rajaprasong. Quem conta um conto acrescenta um ponto, como se diz em Portugal, e os pneus "voaram até aos carris" o que na verdade não aconteceu fazendo parar toda a rede. A administração do BTS já confirmou que se tratou de um mal entendido e o serviço está restabelecido desde as 10 da manhã. Outra acção menor foi o facto de terem cortado o trânsito em Lang Suan uma das ruas de acesso à base de Rajaprassong.
Entretanto a maioria das missões diplomáticas na capital prepara planos de apoio aos seus nacionais. Residem em Bangkok, embora nem todas as embaixadas tenham proporcionado números, cerca de 30.000 europeus. A este número há que acrescentar os turistas dos quais só se pode fazer uma estimativa visto a grossa maioria não se registar nos respectivos consulados. Um rápido apanhado indica que poderão estar em Bangkok cerca de 5.000 turistas europeus.
A maioria dos países têm planos de emergência preparados e aconselha todos os nacionais a entrarem em contacto com os respectivos serviços consulares para se registarem.Ontem o Embaixador dos Estados Unidos reunium com a comunidade americana residente em Bangkok e fez os mesmos tipo de alertas
Todos os países da União Europeia alteraram o seu aviso de viagem prevenindo os seus nacionais de que deverão evitar toda e qualquer deslocação para Bangkok, embora o aeroporto seja considerada uma zona calma e o trânsito possível.
Sem comentários:
Enviar um comentário