quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Manifestação da UDD



A UDD, vulgo camisas vermelhas, continua a sua manifestação em frente a Government House, embora de forma totalmente pacífica tendo mesmo o PM e outros ministros podido entrar no complexo e continuar o seu trabalho em tranquilidade.

Tinha sido sugerido a Abhisit que utilizasse outro local para o seu dia a dia mas este, correctamente e não seguindo o erro de Samak, decidiu que deveria comparecer no local onde estão os seus serviços e avançar sem temor o que aconteceu.

Ceder como fez Samak, abandonando a Government House ao PAD só permitiu que se fortalecessem, organizassem mais e "tomassem o freio nos dentes" com os resultados que todos conhecemos.

Abihsit está a jogar um jogo perigoso mas está a fazê-lo de forma eficaz.

De qualquer modo é previsto que a UDD não "levante ferro" sem uma vitória qualquer e correm rumores de que Thaksin, terá dito a Veera, um dos lideres para intensificar a campanha e eventualmente torná-la violenta. Todos os movimentos deste tipo necessitam de mártires, necessitam de vítimas de modo a aumentar a simpatia á sua volta. Neste particular o PAD foi bastante eficaz e ainda hoje o The Nation, comentava que durante os acontecimentos de 7 de Outubro, o ponto alto da martirização do PAD, e referindo que o PM não queria que se repetisse, tinham morrido 10 pessoa se ficado feridas mais de 700. Isto está escrito hoje, quando é sabido que morreu uma pessoa e os feridos foram cerca de 400.

Abhisit tem neste momento um objectivo que é levar a bom fim a cimeira da ASEAN que começa amanhã com a conferência dos MNEs e é oficialmente inaugurada na Sexta com todos os Chefes de Estado, ou Governo dos dez. Esse é o grande objectivo necessário para mostrar aos parceiros e ao Mundo que a Tailândia está bem firme e no centro das decisões no Sudoeste Asiático e é um país com o qual se pode contar.

isto mesmo será porventura aproveitado pela UDD para reforçar a sua luta de modo que no inicio da semana que vem consiga contar alguma vitória como seja a famosa lista dos 21 membros do PAD com mandados de captura vir finalmente a ser divulgada e aí ver o nome do Ministro Kasit qual cordeiro pronto a ser imolado "para servir o país".

Ainda à nove dias almocei à direita de Kasit durante a reunião com os representantes da União Europeia, e pude constatar não só durante as conversações que houve mas também através de algumas palavras que trocamos os dois o seu desconforto sempre que se falava nos "amarelos".

Enquanto Abhisit se desdobra na preparação e recepção aos seus colegas da ASEAN, outros membros do Governo mais habituados com a "política real" e com a experiência que muitos ganharam nos tempos de Thaksin, atacam a base eleitoral deste aumentando o salário dos 300.000 kamnan lideres das aldeias, aquilo que se poderia chamar os Presidentes das Juntas de Freguesia, em nada mais nada menos do que 100%. Em tempo de crise e de apertos orçamentais não está mal. Irá custar cerca de 10 mil milhões de bath adicionais mas assegurará por certo um numero significativo de votos pois os candidatos a deputados não deixarão de lembrar esta benesse no momento de votar. Perghuntar-se -á porquê agora visto o governo continuar a insistir que irá até ao fim da legislatura.

Será que o tão apregoado acordo entre Democratas e Puea Thai vai acontecer? Será que vai mesmo avançar-se com a tão reclamada dissolução do Parlamento e convocação de eleições?

Para o dia 11 de Março está prevista uma moção de censura ao governo e este poderá cair. A instabilidade da coligação é grande e as transacções nos bastidores entre pontos a assegurar de um lado e de outro tem sido uma constante da vida política desde que o parlamento retomou trabalhos em 21 de Janeiro.

A próxima semana vai começar a dar alguns sinais do que se poderá passar mas a imprevisibilidade é sempre grande.

Sem comentários: