segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Ban Santi Suk


Na sequência da crise económica de 1997 no Sudoeste Asiático, esta pequena comunidade do Nordeste tailandês, Ban Santi Suk, por sugestão de dois farangs, nome porque são tratados os ocidentais aqui, um canadiano e um holandês, decidiram introduzir uma moeda local, aliás como tem acontecido um pouco por todo o Mundo quando há crises económicas.

O bia, assim se chamava o dinheiro era o meio de pagamento geralmente utilizado pela povoação e o Abott Phra Supajarawat era o "banqueiro" sendo o "banco" uma pequena dependência no templo que dirigia.

Dessa forma os habitantes da aldeia, que tinham visto as remessas geralmente enviadas de Bangkok pelos filhos e filhas da terra que para aqui debandaram á procura de trabalho reduzir drasticamente, decidiram, e segundo a teoria real ser independentes do ponto de vista económico e passarem a consumir só os produtos que entre si produziam. Para isso e para assegurar as transacções utilizavam o bia.

O banco de Ban Santi Suk

O banco central chamou o Abott e alguns habitantes a Bangkok, com estes receosos sobre a possibilidade de serem incriminados por falsificação de dinheiro.

Refira-se entretanto que para fazer as notas foi feito um concurso entre as crianças da terra para que apresentassem desenhos para serem utilizados na sua confecção e dai resultou dinheiro bastante colorido e atractivo mostrando os produtos da terra.

Na reunião em Bangkok afinal o grande problema era a denominação, bia visto ser esta uma das palavras que designava dinheiro em dialecto Issan e assim se resolveu o problema redenominado a "moeda" merit.

A emissão de moedas localizadas ou de senhas ou de outro tipo de títulos tem sido uma constante em várias regiões do globo inclusive em países como os Estados Unidos ou o Reino Unido,. São em geral esquemas em que as pessoas, ou agrupamentos de pessoas, se refugiam quando os sistemas económicos em que vivem entram em colapso.

Pattamawadee Suzuki uma Professora da Universidade de Thammassat realizou um elaborado estudo onde concluío das vantagens, em tempo de crise, que estas populações que se agregam no prosseguir de interesses comuns conseguem obter com este tipo de medidas.

Agora com os tempos difíceis que correm estes exemplos voltam a estar em alta e o exemplo de Santi Suk já voltou às páginas dos jornais.

No momento em que a crise económica que atravessamos tem contornos totalmente diferentes de todas as anteriores visto ser induzida por muitos mais elementos, internos e externos, do que no passado é importante estar atento aquilo que se chama "out of the box ideas", atento a ouvir e experimentar ideias diferentes pois os remédios conhecidos só curam doenças conhecidas e esta, a que estamos a viver, tem muito de desconhecida.

Aqui podem observar um vídeo relato sobre a vida em Ban Santi Suk.

Sem comentários: