sábado, 6 de dezembro de 2008

Ko Samet



Fim de semana comprido passado em Ko Samet a pérola no Golfo da Tailândia só a pouco mais de 2 horas de Bangkok.

Um verdadeiro paraíso para qualquer bolsa ou qualquer tipo. Desde um dos melhores resorts do país até raves noite fora tudo acontece em Ko Samet mais um exemplo de que tudo acontece, tudo é possível na Tailândia.

Cheia de Tailandeses e de turistas ainda retidos pelos acontecimentos recentes visto nem todos terem ainda conseguido regressar embora a tendência é para a normalização. Não se consegue repatriar perto de 200.000 pessoas de repente mas o regresso à normalidade está perto, normalidade no que respeita ao funcionamento dos aeroportos.

Hoje Suvarnabhumi foi alvo de um acontecimento digno de grande nota. Potjaman Damanpong, ex-Shinawatra, regressou ao país, e contrariamente ao que faria supor o mandado de captura existente contra ela fez a fronteira a bordo do avião que a trouxe de Hong Kong com um dos filhos e saiu do aeroporto sem passar por nenhum ponto onde pudesse ser vista.

Foi anunciado que vinha visitar a sua mãe que se encontra doente mas há rumores que vem para interferir na escolha do líder do PTP que acontecerá amanhã.

Entretanto continuam as manobras nos bastidores sobre a escolha do PM para o início da próxima semana e o Partido Democrata convocou uma conferência de imprensa para comunicar que está pronto para formar governo com os cinco Partidos que estavam na anterior coligação com o PPP. Contudo há muitas questões que se levantam. É sabido que nem todos os Deputados desses Partidos se passarão para os Democratas, mesmo que isso acontecesse a maioria seria ténue e no próximo dia 11 de Janeiro nas eleições intercalares para preencher os lugares em aberto com a decisão do Tribunal Constitucional desta semana, muito certamente que deixaria de existir. Se isso se tornar viável é um Governo muito fraco embora o que aconteceria muito provavelmente era dissolverem o Parlamento para convocar novas eleições.

Contam-se espingardas e fala-se à boca cheia que os Democratas, ou alguém por eles está a oferecer 40 milhões de bath, cerca de 850.000 Euros a cada um dos Deputados da facção de Nevin Chidchob, antigo aliado de Thaksin mas sempre do lado de onde lhe pagam mais, para fortalecerem a coligação liderada pelos Democratas.

Segunda-feira este cenário deverá estar mais esclarecido.

Entretanto a Casa Real emitiu um comunicado em que se afirma que SM o Rei Rama IX está com febre alta e continua com problemas na garganta. As análises feitas não apresentam nenhuma infecção e está a ser medicado tendo o Rei comido uma refeição ligeira.

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Nuno,
Que inveja!!!... As saudades que eu tenho de Ko Samet, onde já estive algumas vezes, são muitas...
Obrigado pelo excelente blog, que nos actualiza e nos informa da situação que se verifica na Tailândia.
Brevemente espero encontrá-lo em Bkk.