quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

King Bhumibol Adulyadej


King Bhumibol Adulyadej, o nono rei da dinastia Chakrit também chamado Rama IX, festeja o seu 81 aniversário no próximo dia 5 de Dezembro, também Dia do Pai e todo o país presta homenagem ao reverendo monarca.

Rama IX é o actual monarca há mais tempo no trono. Fez no dia 9 de Junho passado exactamente 62 anos que sucedeu ao seu irmão, o Rei Rama VIII, que falecendo cedo num acidente, abriu a sucessão para o seu irmão mais novo.

Educado na Europa e nos Estados Unidos o Rei Rama IX sempre mostrou ser um monarca atento às necessidades do seu povo e na sua qualidade de perito em questões hídricas muitas vezes contribuiu directamente para a resolução de problemas causados pela deficiente gestão das abundantes águas neste país.

Ontem mesmo começaram as cerimonias que se irão estender até ao dia 8.

Ontem foi a "Trouping the Colour" em que os vários sectores das forças armadas desfilam, com os seus fardamentos de diferentes cores marcando o inicio formal das comemorações. Coincidência ou não foi exactamente à mesma hora em que o monarca chegou ao local onde se realizaram as cerimónias que o PAD anunciou o fim à sua luta de 192 dias depois de um dos seus lideres ter anunciado vitória com a saída de cena de Somchai Wongsawat.

O país, como é tradição, está todo unido nas comemorações do aniversario do muito amado monarca. As divisões desapareceram e todos se concentram agora em prestar as devidas homenagens.

Durante a cerimónia o Rei falou brevemente aos militares presentes, sem que o seu discurso tivesse sido interpretado por quem quer que seja como tendo abordado a crise em que o país se viu submerso nos últimos tempos.

O ano passado as cerimónias foram muito maiores e mais faustosas mas isso deveu-se ao facto de o Rei comemorar 80 anos uma data marcante logo após ter completado os 60 anos de regência.

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Má fotografia, a lembrar aquelas que a imprensa da direita escolhe para ilustrar um qualquer dito espirituoso do Mário Soares. sabemos bem como funcionam estas coisas do marketing. Quanto a Rama IX, tomáramos nós...