terça-feira, 2 de dezembro de 2008

E Tudo o Vento Levou


Andamos todos distraídos, confundidos. Nós os que vivemos aqui, os jornalistas internacionais que escreveram páginas inteiras sobre o que se passou no país, as centenas de milhares de turistas que foram incomodados, os milhões de milhões que houve em prejuízo para a economia deste país. Todos completamente cegos.

Nada disso existiu. Estávamos todos a sonhar. seriam pesadelos, provavelmente, mas por certo sonhava-mos inconscientes, eu próprio, daquilo que por muitas vezes escrevi.

Na Tailândia tudo é possível e parece que assim é.

O quê? Algo aconteceu? Na verdade nada aconteceu! Não houve a ocupação da Government House, nem a sua destruição. Acabei de ver na Televisão dizerem que estava tudo bem quando é visível a total destruição dos jardins, pelo menos. Não houve pessoas que morreram nem feridos que chegue. Nem tem importância que a lei não seja cumprida. Os danos que fizemos a todo o material da Policia, carros, instalações, viseiras, escudos, armas, pedimos desculpa e está tudo bem. Os autocarros da Municipalidade, não sabemos deles, mas deixe lá que algum dia ao de aparecer. Não se incomode. As perturbações constantes aos alunos das escolas vizinhas. Pobres pequenos, que pena, desculpem. Para a próxima temos mais cuidado. Os incómodos que causamos ao nosso tão amado Rei, não tem importância pois ele na sua generosidade vai-nos desculpar e nós vamos-lhe oferecer o presente no dia 5 que é a abertura de um, um não dois, aeroportos em Bangkok.

Esses estrangeiros que andavam a falar de Democracia e de cumprimento da lei nada sabem do que é a cultura ancestral do povo siamês e nada conhecem do que é que nós queremos deles. Só os mercados para podermos ter quase 70% do dinheiro que necessitamos para comer. Mas se não quiserem comemos só arroz e frango que temos muito e fechamos as fronteiras. Além disso já temos a experiência adquirida nesta ultima semana.

E amanhã vamos todos comemorar este magnífico tempo com uma almoço todos juntos como sempre fizemos no passado. Sondhis, Shinawatras, Chamlongs, Somchais etc só é pena não estar cá o Samak para cozinhar.

Na realidade se atentarmos nas notícias das últimas horas o paraíso terrestre é aqui e nada mesmo nada de realmente importante se passou nos últimos tempos. O noticiário das 7 da noite da estação oficial do Governo só à quarta notícia referiu, e em termos descritivos, que o Tribunal Constitucional tinha dissolvido os Partidos da coligação. nada mais. Os noticiários das televisões nada referem a não ser que amanha (?) o aeroporto vai ficar livre o portanto a normalidade regressou.

Sinto-me parvo, mas penso que não sou. Sinto-me frustrado mas penso que deve ser engano meu. Sinto-me enganado mas isso então é de certeza erro meu pois ainda acreditei que havia regras e normas de funcionamento no país e que a lógica de pensamento tinha algum valor.

A única consolação, algo desajustada, é a de saber, que como disse ainda um destes dias a avestruz enterrou a cabeça ainda mais fundo na areia, pois nem ela quer acreditar naquilo que apregoa como fantástico.

Parabéns ao Miguel Castelo Branco que dizia hoje. Está tudo bem. Até já escreveu o Epílogo E parece que sim.

1 comentário:

Nuno Castelo-Branco disse...

Como dizem os meus amigos thais: Ti-Ai-Ti (TIT, This is Thailand). , queiram ou não queiram.
Quanto aos partidos a desfazerem-se e refazerem-se com outro nome, parecem-se demais com certas sociedades banqueiras que temos por cá. Aliás, a diferença de "gender" deve ser nula!

* Já agora, Nuno, parabéns pelo blog, que me foi dado a conhecer pelo meu irmão. É uma agência noticiosa!