domingo, 5 de outubro de 2008

Eliçoes em Bangkok e PAD




Hoje decorrem as eleições para o posto de Governador de Bangkok, em tempos ocupado por Samak, e o actual Governador, Apirak Kosayothin, membro do Partido Democrata, é o mais provável vencedor, apesar de durante o seu mandado à frente da metrópole pouco ou nada ter feito.

O tráfego pouco melhorou durante os anos no poder. os passeios continuam por arranjar, a recolha do lixo sendo muito artesanal e a sua campanha para um Green Bangkok pouco mais passou do que um conjunto de frases soltas propaganda com poucas realizações. Tem contudo um argumento de defesa. Apirak governou na capital ao mesmo tempo que no país o poder central passava por grandes perturbações e isso tem um forte impacto na atribuição de orçamento para as obras maiores que são necessárias na cidade. Veremos se agora no seu segundo mandado algo fará ou se só vai continuar a sorrir.
Apirak é bem falante, fazendo lembrar muito o estilo do ex PM Português António Guterres.
Chuwit, o ex-rei das massagens em Bangkok, por outro lado não ri. Gosta de ter uma postura agressiva e disso são exemplo os seus cartazes, onde sempre diz que está atento a tudo o que se pasa na cidade e que vai com determinação "dar cado de tudo".


Chuwit

Um destes dias Chuwit agrediu, em directo, a soco, um jornalista da televisão que o entrevistava por alegadamente ter duvidado da sua masculinidade e lhe ter faltado ao respeito. Depois de ter ido para a esquadra da polícia, onde foi acusado de agressão e de ter pago uma multa, disse que se sentia bem por ter dado uma lição e que "aquele já sabe quem é Chuwit". As acções da campanha de Chuwit são sempre aquelas que fazem as primeiras páginas dos jornais e toda a gente gosta dele pela frontalidade, mas ao memso tempo ninguém o leva muito a sério o que lhe tira as hipóteses. Contudo aparece em segundo lugar em todas as sondagens ultrapassando Prapat o candidato do Partido no poder.


Envolvido em mais uma luta interna sobre a escolha de quem deveria ser o eleito para contestar o posto a Apirak, o PPP só tarde começou a campanha e o seu candidato, sem bem que tenha um bom curriculum como Presidente do metro de Bangkok não vai ter hipóteses de chegar à vitória. Prapat tenta mostrar aquilo que já fez e a jovialidade do seu estilo de vida mas os opositores dizem que gerir o metro não é bem a mesma coisa do que gerir uma metrópole de mais de 10 milhões de pessoas.

Assim teremos Apirak mais quatro anos à frente da comunidade a não ser que os Democratas necessitem dele para a liderança do Partido. Abhisit Vejjajiva, o actual lider dos Democratas parece ter atingido o máximo que poderá fazer no Partido e muitas vozes começam a pedir uma renovação que permita o Partido chegar ao poder e não ser sempre o eterno segundo.

Entretanto, à pouco mais de uma hora, quando se preparava para votar o General Chamlong, um dos principais lideres do PAD a par com Sondhi, foi preso, na sequência da prisão acontecida na Sexta-feira de outro dos 9 cabeças do PAD com mandados de captura, Chaiwat Sinsuwong.

Chamlong preparava-se para votar quando a Polícia o prendeu. Depois de o deixarem cumprir o dever cívico foi levada para uma estação de polícia com informações contraditórias sobre o local.

Para nós europeus o que aconteceu é de aplaudir visto, finalmente, se ver a lei a ser imposta, contudo para os tailandeses, inclusive para o próprio Vice-PM Gen Chavalit, alguém anda a querer sabotar as conversações, por ele iniciadas, tendentes a encontrar uma solução pacífica para a divisão existente na sociedade na Tailândia.

As reacções à prisão de Chaiwat não foram muitas mas de qualquer maneira grupos organizados no Sul do país já anunciaram manifestações contra o PM Somchai, quando ele visitar as províncias em breve. Por certo que com Chamlong veremos um aumentar desses mesmos protestos.

Entretanto, também na Sexta-feira tropas tailandesas e cambojanas entraram em confronto junto da fronteira, na terra de ninguém, tendo sido inclusive sido disparados tiros e havido 3 feridos. Contudo esse incidente, que para nós é preocupante, foi de imediato desdramatizado pelas altas instâncias e houve um alto militar que me disse mesmo que tinha sido só uma mina que tinha rebentado "o que é normal num terreno ainda cheio de minas anti pessoais".

Depois de um muito bom começo do governo Somchai a temperatura voltou a subir.

Sem comentários: