sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Comandos Militares


Com os Generais Songkitti e Bonnsrang, actual e anterior CEMGFA

Ao atingir os 60 anos de idade os militares na Tailândia cessam funções e no dia 1 de Outubro de cada ano procede-se às mudanças em toda a hierarquia militar.

Este ano todos os comandos foram substituídos à excepção do Chefe do Estado Maior do Exército, o General Anupong Paochinda, que se mantém no cargo por ainda não ter atingido o limite de idade.

Saíram assim o Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas e os Chefes do Estado Maior da Marinha e Força Aérea.

Esta mudança dos comandos militares é todos os anos motivo de grandes discussões, e medos, devido à constante intervenção dos políticos no assunto.

O processo passa pelo CEMGFA elaborar a lista com as suas recomendações que depois é submetida ao Ministro da Defesa e Primeiro Ministro para aprovação e envio para que o Rei assine e faça promulgar.

Este ano o processo foi bastante transparente devido ao facto de Samak ter dado total liberdade aos militares para decidir. Embora tenha havido várias disputas sobre quem deveria ocupar posições acabou por ser um processo onde essencialmente não houve intervenção dos políticos, mesmo daqueles que dizem já o não ser, como Thaksin, que costumava sempre "mexer os cordelinhos" pelos seus camaradas de curso, a famosa classe 10 de cadetes.

Quando Somchai chegou ao poder já tudo estava decidido, mas também ele entendeu manter-se á margem de todo este processo e na cerimónia de posse das novas chefias militares não teve a menor intervenção nem esteve presente, facto normal, deixando que a instituição trabalhasse independentemente.

O novo Supreme Commander, como aqui é chamado o CEMGFA, falando aos seus subordinados traçou os objectivos que os militares devem prosseguir:
  1. Proteger e prestar reverencia à Monarquia e ao Rei
  2. Proteger o país e salvaguardar a sua integridade
  3. Apoiar o Governo na solução do problema da instabilidade no Sul
  4. Promover a cooperação e estabilidade com os países vizinhos
  5. Assistir as populações afectadas por desastres naturais e em áreas remotas
  6. Apoiar as políticas do Governo no combate à droga e à promoção da unidade no país
  7. Promover o desenvolvimento do pessoal, da gestão e organização em cada ramo das forças armadas

O General Songkitti Jaggabatara referiu ainda a necessidade de os militares não se envolverem na politica e focaram a sua atenção nos deveres atrás descritos.

Embora suceda ao General Boonsrang Niampradit, comandante que muito marcou pelas suas qualidades de militar e de homem, o novo CEMGFA, é um homem com prestígio, entre os seus pares e com experiência da acções internacionais tendo comandado a Força da Nações Unidas em Timor-Leste no final dos anos 90.

Sem comentários: