terça-feira, 7 de outubro de 2008

Ultimas


O PM Somchai consegui sair do Parlamento escalando uma vedação para as traseiras e encontra-se neste momento no Comando Supremo das Forças Armadas reunido com as altas patentes militares. Ao entrar para essa reunião o General Anupong (CEME) afirmou que o Exército não vai fazer nenhum golpe mas "que os seus homens estão prontos para cumprir as instruções do Governo" (sic).

Entretanto o Genaral Chavalit demitiu-se de Vice-Primeiro Ministro assumindo a responsabilidade pelos acontecimentos desta manha. Foi conhecido que também dois polícias ficaram feridos com alguma gravidade em confrontos com os manifestantes.

Fazendo eco do ultimatum do PAD um grupo de 40 Senadores (lembre-se que 74 Senadores são nomeados e 76 eleitos) pediu ao Governo para retirar as forças da Polícia, castigar os "agressores" e dissolver o Parlamento "devolvendo o poder ao povo".

O PAD tem vindo a pregar a sua "New Politics for Thailand" em que continua a proclamar que, sendo o povo pouco literato e sujeito a vender o seu voto, eleições não são uma solução mas sim a criação de um estado de tipo corporativo onde cada uma das organizações da sociedade se fizer representar através de eleições entre os seus membros. Salazar tinha a mesma ideia de criar um estado onde só as classes cogniscientes pudessem exercer os seus direitos "para benefício do povo"

Como se sabe se houver novas eleições vai voltar a ganhar o mesmo Partido, com um novo nome mas com as mesmas pessoas por trás, ou seja Thaksin e aliados.


Os deputados e membros do Governo estiveram prisioneiros no Parlamento até à minutos quando a Polícia, de novo utilizando gás lacrimogéneo, abriu caminho entre a multidão para eles saírem.

Uma bomba explodiu junto à sede do Partido Chart Thai num carro conduzido por um homem facto que lhe causou a morte para além de prejuízos na vizinhança. Os jornais relatam que o carro pertenceria ao PAD.

De novo os sindicatos voltam a ameaçar com greves e corte de fornecimentos.

O país está ingovernável.

Sem comentários: