terça-feira, 7 de outubro de 2008

Black October

Memorial na Universidade Tammasat


O The Nation já denominou o que se está a passar como o Black October 2008 numa referencia a outros Black October em Bangkok, 1973 e 1976 respectivamente 14 e 6 de Outubro onde no último na Universidade de Tammashat morreram dezenas de estudantes que lutavam contra o regime.

Era o tempo dos comunistas no Vietname e no Cambodja e de uma série de governos fracos na Tailândia. Os estudantes também quiseram fazer ouvir a sua voz mas numa das manifestações foi queimada a esfinge daquilo que pareceu ser uma figura da casa real e isso foi o rastilho para que a polícia invadisse a Universidade e no seu campus e nas redondezas houve confrontos que deixaram muitos estudantes tombados. Samak que nessa altura tinha um programa de rádio foi acusado de incitar a polícia acusando os estudantes de comunistas e traidores do país. Quando chegou ao poder, em Fevereiro, Samak referiu, numa entrevista à CNN, que somente uma mão cheia de estudantes tinha morrido e que ele nada tinha a ver com o caso. Esta foi a sua primeira má saída no regresso à política.

Refira-se que Samak, se encontra actualmente hospitalizado com rumores de um cancro do fígado, e que irá para o Canadá para ser tratado. tendo em vista a qualidade superior dos serviços médicos aqui e a decisão do seu caso no próximo dia 21 os jornais já o acusam de partir para o exílio.

Um ponto final para lembrar que foi também em 29 de Outubro de 1929 que aconteceu outro Black October quando os mercados financeiros caíram dando início à grande depressão. Estamos, também neste domínio perante outro Black October muito provavelmente pior do que o anterior depois do que se passou ontem nos mercados bolsistas mundiais tudo é de prever por agora.

Sem comentários: