terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vinhos de Portugal


Como já devem ter reparado à dias que não escrevo sobre a política na Tailândia. Não quer dizer que nada se passe mas o facto é que só amanha se saberá o que vai haver realmente de novo.

Há um PM interino, Somchai, que eventualmente será votado amanha como o sucessor de Samak, mas a discussão nos bastidores é tão grande que tudo pode acontecer. Entretanto Somchai, no Domingo levantou o Estado de Emergência e as hostes de um modo geral estão calmas.

Mas a partir de amanha vai realizar-se no Siam Paragon a exposição Food & Hotel Thailand 2008 onde estará uma empresa Portuguesa, Seacross, representando quatro produtores de nomeada: Casa Montez Champalimaud, Casa Santos Lima, Esporão e Luís Pato.

São quatro produtores com experiência internacional capazes de apresentar neste mercado, em grande expansão neste sector, as diferentes castas da produção nacional. Os vinhos portugueses tem tido uma presença na Tailândia um pouco errática.

Quando o ICEP tinha uma Delegação em Bangkok, foi feito trabalho que deu os seus frutos mas acabou por não se conseguir sedimentar as exportações e pouco a pouco foram desaparecendo das prateleiras os vinhos de mesa. Recentemente foi retomado o caminho anterior e alguns produtores iniciaram ou aumentaram as suas exportações com realce para as Caves Aliança que no último ano e meio conseguiu consolidar a sua posição com uma mão cheia de partidas enviadas para Bangkok.

Contudo continua a ser um mercado difícil para os vinhos de Portugal devido à forte concorrência dos grandes exportadores de hoje em dia. Austrália, Chile, Argentina, África do Sul, para além dos já há muito presentes, França, Itália, Espanha e Estados Unidos. Há ainda muitas pessoas para as quais vinho de Portugal é só o Vinho do Porto, ignorando a existência de vinhos de mesa. Por outro lado com a standardizaçao do gosto criado com as castas, Shiraz, Cabernet, Sauvignon, etc, os nossos vinhos que apresentam características únicas não são tão facilmente reconhecidos e acolhidos por não conhecedores.

Diga-se contudo que, por exemplo, o Vinho Verde "vai a matar" com a comida tailandesa fazendo uma parceria irresistível.

Em paralelo com a exposição, quatro vinhos portugueses, um de cada exportador, irão estar presentes a concurso e deseja-se para já a maior sorte pois os vencedores terão por certo abertas as portas do mercado por algum tempo. Depois é o trabalho dos importadores e dos exportadores para aumentar a "brand awareness" do produto.

Depois do evento relatarei os resultados mas para já os parabéns à Missão Portuguesa pelo trabalho e apoio dado à Seacross e também a esta empresa por apostar neste mercado.

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