terça-feira, 16 de setembro de 2008

Crise Política, Crise Económica


A crise política terá amanhâ um novo capítulo com a mais que provável eleição de Somchai Wongsawat como o novo Primeiro Ministro.

Desde Sexta-feira passada que muitos "twists and turns" têm acontecido na cena política, primeiro com a proposta de Samak suceder a si próprio, manchada por uma sessão do Parlamento onde não compareceram a maioria dos deputados do PPP e portanto não houve quorum, e posteriormente com a saída de Samak de cena, a assunção da Presidência do Governo interino pelo Primeiro Vice-Ministro, Somchai, que de imediato revogou a declaração do Estado de Emergência, que na realidade nunca foi aplicado. Depois disso iniciaram-se as discussões internas no PPP para a apresentação de um novo nome a ser votado na Quarta-feira em nova sessão no Parlamento.

Como anteriormente disse os S estavam em cima da mesa mas já sem o nome de Samak. Somchai, Surapong e Soompong e as diferentes facções do PP começaram os seus jogos de bastidores para ganharem as posições que ambicionam. Há que referir que o PPP não é propriamente um partido mas uma confederação de facções que se degladiam por uma parte do bolo do poder. Essencialmente existem quatro facções. Nevin's friends, Issan-Patana, o grupo de Chiang Mai de Yaowapa (irmã de Thaksin e mulher de Somchai) e Khun Kon de Khon Kaen.

Depois da facção de Nevin ter abandonado a sala de reuniões afirmado que não votariam em Somchai, o eleito da maioria, os alarmes soaram pois começou a constar que esse grupo iria fazer uma aliança, contra natura mas sempre possível na Tailândia, com os Democratas para votar o líder deste partido como Primeiro Ministro facto que os Democratas publicamente acalmaram. Para eleger um PM são necessários 236 votos e os 164 dos Democratas mais os 72 do Nevin's friends fazem exactamente esse numero.

Contra esta possibilidade Yaowapa imediatamente disse que avançariam para fazer aprovar a dissolução do Parlamento, fazendo acabar assim a legislatura e avançando para eleições.

Não se sabe o que foi negociado nos bastidores, mas anda sempre á volta de quantos Ministros cada facção vai ter, mas o certo que que o grupo de Nevin acabou por acatar a decisão do Partido e alinhar com a maioria.

Deste modo muito provavelmente, nunca fiando, amanhâ Somchai será eleito Primeiro Ministro.

Contudo o seu Governo não vai durar mais do que 3/4 meses visto que o processo de dissolução do PPP está a avançar e deverá estar concluído, com a mais que provável decisão de favorável, lá para Novembro/Dezembro.


O PAD já anunciou que está contra, ou não estejam eles contra tudo, visto Somchai ser "mais uma marioneta de Thaksin". Este por seu lado viu ser emitido um novo mandado de captura pela sua não comparência no julgamento de um outro caso, o da concessão a Burma de empréstimos a baixo juro para adquirir equipamento e serviços de telecomunicações, "por acaso" ás firmas de Thaksin. Também amanhâ haverá a decisão de um outro caso contra ele e sua mulher relativo à compra de um terreno pertencente a uma agência estatal alegadamente em termos mais favoráveis.

Entretanto, e no contexto regional, o PM do Cambodja veio dizer que a Tailândia deveria abdicar da presidência da ASEAN visto não ter condições para tal. "Onde se viu a sede de um Governo ser ocupada por manifestantes? Só na Tailândia", afirmou Hun Sen.

E tudo isto se passa no ano em que o país ira bater o seu objectivo nas exportações com um carecimento a rondar os 25% para cerca de 200 mil milhões de dólares. No momento em que o Investimento Estrangeiro (FDI) desceu 48% y.o.y., a produção agrícola e industrial tailandesa mostra uma grade pujança ultrapassando todos os objectivos e batendo recordes.

Já uma vez escrevi e repito. Tudo pode acontecer neste país onde no final acabam todos á volta de uma mesa bebendo uma cerveja. O resto é folclore.

Sem comentários: