quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Somchai Wongsawat


Somchai Wongsawat, tornou-se hoje o 26º Primeiro Ministro da Tailândia depois do Parlamento ter contado 298 a favor, 163 contra e 5 abstenções uma das quais a de Samak.

No final da sessão Somchai dirigiu-se ao líder da oposição, Abhisit Vejjajiva, cumprimentando-o cordialmente o que foi acolhido como um muito bom sinal.

Agora terá de prestar juramento perante o Rei, constituir gabinete e apresentar o seu programa no prazo de 15 dias.

A Constituição do Governo poderá mostrar as negociações que se passaram nos últimos dias para acalmar as diferentes facções do PPP e os outros partidos na coligação, através da distribuição de pastas. Ao mesmo tempo é um teste à independência de Somchai que sendo visto como um independente, traz consigo o estigma de ser cunhado de Thaksin.

Sonchai é um funcionário civil com uma vasta carreira, fundamentalmente no sector da Justiça, ele que é um Juiz de profissão, e só entrou, naquilo que se pode considerar a política real, no Governo de Samak, e logo no lugar de Primeiro Vice-Primeiro Ministro isto depois de ter sido nomeado Secretário-Geral Adjunto do PPP. Os seus opositores dizem que isso só aconteceu devido a Thaksin ter puxado por ele, vendo nele e na sua proverbial descrição, bons aliados.

O PAD, como ontem referi, já se tinha pronunciado contra ele referindo que este pior do que uma marioneta é da família.

O facto de este Governo não durar mais do que os previstos 3-4 meses devido à muito provável dissolução do PPP e o facto de também nada alterar no mapa político, a não ser haver um PM com um "soft approach", faz com a solução para a crise política no país ainda não tenha sido encontrada.

Entretanto num dos julgamentos contra Thaksin e a sua mulher, o da compra de um terreno em Ratchadapisek road a uma agência estatal onde eventualmente houve tratamento preferencial, o Tribunal decidiu adiar para o dia 21 de Outubro a decisão e os media referem que não foi encontrada matéria suficiente para culpabilizar o casal.

Sem comentários: