quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Food & Hotel Thailand 2008

Só uma pequena nota para informar que tive a oportunidade para visitar ontem durante cerca de 30 minutos a Food & Hotel Thailand 2008 e apreciar o trabalho dos exportadores Portugueses que aí se apresentaram. O Embaixador de Portugal, António de Faria e Maya, esteve presente na cerimónia de inauguração e teve a oportunidade de confraternizar com os visitantes do certame.

O Stand estava bem organizado, com uma boa mostra de vinho dos quatro produtores que anteriormente referi, e fiquei feliz por ver que à sua roda se juntavam as pessoas mais importantes que por ali se encontravam. F&B Managers de 4 hotéis, dois sommeliers que foram júris do concurso que se desenrolou lateralmente, representantes de três importadores e o Presidente da Associação do Food & Beverage da Tailândia.

Para primeira impressão pareceu-me muito bom. Espero que o representante dos produtores presentes tenha o maior sucesso no desenvolvimento do seu trabalho. Gostamos sempre de ver crescer o mercado para os nosso produtos e num mercado tão concorrencial como o tailandês essa tarefa não é fácil e necessita de tempo e dedicação.

Refira-se que quanto ao concurso os Vinhos Portugueses não foram premiados pois não cabiam dentro das categorias a concurso. Este organizou-se num formato mono casta: Sauvignon, Carbernet, Pinot Noir, etc, e como se sabe os nossos vinhos na maioria são blends e outros apresentam castas únicas - Baga, Touriga etc.-, o que para os conhecedores os torna verdadeiramente atractivos e ganhadores de muitos concursos, de outro tipo, mas nem sempre isso se verifica com os consumidores menos habituados às delícias de um bom vinho.

O concurso foi-me dito ser feito assim visto ser esta a forma pela qual o mercado reconhece os vinhos. À atenção dos nossos produtores.

Sem comentários: