quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Situaçao Económica

Corrida á compra de Ouro em Bangkok


Ontem falava da barreira psicológica dos 600 pontos mas hoje o SET Index está neste momento a 592 mas já tocou os 574 pontos, com mais uma forte queda devido os investidores estarem a realizar valias e a fugirem para outros investimentos como o ouro ou propriedades.

Entretanto começam a soar alguns alarmes em Property Developers sobre as implicações do caso Lehman Brothers visto este banco ser um forte investidor no mercado imobiliário local e vários projectos em curso estarem de algum modo ligados a ele. Teme-se pela falta de fundos para a sua conclusão e o potencial efeito sobre o mercado. As pessoas ainda tem presente a crise de 1997 que deixou muitos "esqueletos" de prédios em Bangkok por falta de fundos dos investidores. Um dos mais propagandeados projectos em Bangkok, The River, tem uma participação do Lehman na ordem de 25% e a companhia responsável pelo projecto já veio afirmar que a participação daquele banco estava realizada. Existem contudo perguntas como as relativas ao financiamento do desenvolvimento do projecto que estaria a cargo do Lehman.

Entretanto o Secretário-Geral do Ministério das Finanças anunciou que o Minstério decidiu constituir uma comissão destinada a seguir de perto o desenvolvimento da crise financeira nos Estados Unidos e a sua possível implicação no país.

Supachai Panitchpakdi, o tailandês Secretário Geral da UNCTAD, disse que o Mundo deveria estudar uma profunda reestruturação do sistema financeiro de forma a evitar crises e surpresas como as que vão acontecendo neste dias.

Entretanto do ponto de vista político o dia está calmo cá fora mas, por certo bastante, activo nos meios do poder com o início das negociações para a formação do gabinete. Somchai está sujeito a todo o tipo de pressões, desde as internas do PPP, talvez as mais difíceis de acalmar, às dos parceiros de coligação, Para além disso o PAD emitiu um comunicado em 5 pontos que Soimchai deveria aceitar antes de eles se retirarem, mas que são no essencial que ele se distancie quer do seu cunhado, o "fantasma-demónio" Thaksin, quer de Samak e da anterior governação.

O gabinete deverá estar pronto para os últimos retoques no Domingo.

Governos de coligação onde o próprio partido maioritário é já por si uma coligação, requerem grandes qualidades de diplomacia. Logo se verá do que o novo PM, que ainda não fez o seu juramento perante o Rei, e portanto é um PM putativo, é capaz.

Sem comentários: