terça-feira, 5 de agosto de 2008

Remodelação Governamental


A remodelação Governamental está na rua. Anunciada sem pompa nem aplausos pois nada de novo se viu e a não ser a, já conhecida, entrada do novo Ministro dos Negócios Estrangeiros Tej Bunnag, todos os outros ou mudam de lugar ou regressam ou são figuras controversas.

No Bangkok Post, um dos jornais de língua inglesa em Bangkok, o Professor Thitinan Pongsudhirak, distinto académico de Chulalongkork, chama-lhe hoje "PM Samak's futile cabinet reshuffle", num artigo de opinião.

O novo MNE é a única figura aplaudida por todos. O antigo Ministro da Saúde que saiu do Governo a 9 de Julho, visto ter se "esquecido" de declarar os bens da sua mulher, está de volta numa posição ainda melhor visto agora ser Vice-Primeiro Ministro e Ministro do Comércio. Por certo que a sua mulher terá vendido á criada as empresas que possuía.

O novo Ministro do Interior, também Vice-Primeiro, é um antigo Comissario Geral da Polícia que foi condenado a um ano de cadeia, com pena suspensa, por abuso de poder num caso com um dos seus subordinados. Diz-se que não era a primeira escolha de Samak mas acabou por resistir por pressão daquele que é hoje tido como o "dono do Partido", Newin Chidchob, o politico de Buri Ran, ex Ministro de Thaksin banido da politica por 5 anos e sempre na sombra. O seu pai, de 80 anos e actual Presidente do Parlamento, deu-lhe este nome devido á sua admiração pelo General Ne Vin, conhecido como o Monstro de Burma, por ter levado, após sangrento golpe de estado, aquele país para a total escuridão em 1962.

Na semana passada Suwit, o leader do Puen Pandin anunciou a retirada do seu Partido da coligação no Governo mas acabou por ser ele mesmo a deixar o Partido visto os outros membros contestaram a sua decisão e deixaram-se ficar quer no Governo quer no Parlamento. Como recompensa viram alargada a quota de 4 para 5 membros e os dois maiores financiadores do partido entraram agora para o gabinete.

Quem se viu despromovido foi o antigo Ministro do Comércio que passou para a pasta da Industria deixando de ser Vice-Primeiro Ministro.

O resto é tudo gente menor.

Fala-se que quem agora domina é o chamado Gang dos Quatro, o PM, o Vice e Ministro das Finanças, o Secretario-Geral da Presidência e Newin, também um sinal de que Thaksin está em forte queda depois da condenação da sua mulher e da sua mais que provável condenação muito em breve.

Sem comentários: