sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Asean


Este é o logo criado para o 40 aniversário


Faz hoje 41 anos que em Bangsean, perto de Bangkok na província de Chon Buri, nasceu a ASEAN.

Nessa altura somente 5 países faziam parte deste agrupamento de Nações. Indonésia, Malásia, Philipinas, Singapura e Tailândia. Em 1984 o Brunei Darusalem aderiu, em 1995 foi a vez do Vietname seguido pelo Laos e Myanmar/Burma em 1997 e finalmente o Cambodja em 1999.

O processo de integração tem sido bastante diferente daquele que vivemos na União Europeia mas a ASEAN é uma semente de paz e desenvolvimento comum que por certo irá atingir os seus objectivos ainda que a um ritmo mais lento do que o Europeu.

O Secretário Geral da ASEAN, Dr. Surin Pitsuwan, antigo Ministro dos Negócios Estrangeiros tailandês, costuma dizer " A Europa não é o nosso modelo mas a nossa inspiração".

Só recentemente, em Novembro de 2006 é que foi acordada a Charter (Constituição programática ) da ASEAN e espera-se que até ao final deste ano todos os países a tenham assinado. Os seus principais objectivos a curto prazo são o fortalecimento do Secretariado, a constituição de uma "comunidade" económica até 2015 e a constituição de uma Agência para os Direitos Humanos.

Sem comentários: