quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Tailândia em Portugal


O numero de negócios tailandeses em Lisboa tem multiplicado ao contrário daquilo que acontece aqui em Bangkok onde não se consegue comer uma sopinha portuguesa se não for em casa de um dos poucos portugueses que aqui estamos.

Mas a questão não está no numero de tailandes que estão em Portugal, pois isso anda à volta de 100, mais ao menos o mesmo que os portugueses aqui, o que acontece é que os portugueses que estão na Tailândia na sua maioria estão a trabalhar em empresas multinacionais e os tailandeses em Portugal estão ali por razões de família ou de estudo (há mais estudantes tailandeses em Portugal do que aquilo que podemos pensar) e acabam por abrir pequenos negócios. Existe também o caso de portugueses que, encantados com os cheiros e sabores da Ásia, se decidem em experimenta-los em Lisboa.

Por isso só nos podemos queixar de nós próprios, o autor incluído, por não haver um cantinho de Portugal aqui em Bangkok a não ser os, já famosos na Ásia, pasteis de nata e o Flamingo Flamed Chicken, o nome local para a cadeia Nando, que vende o frango assado português.

Nesta minha visita a Lisboa regressei ao Sukhothai, onde se come sempre bem, ao Banthai, outro expoente da boa cozinha tailandesa, fiz uma excelente massagem no Medithai um novo local no Parque das Nações extremamente bem decorado e com massagistas tailandeses e preços acessiveis.

Para além disso existem dois novos restaurantes "thai", os Sete Pecados (não sei de onde tiraram o nome pois não tem nada de tailandês), em Lisboa, e o Kwantha em Cascais, a par do Sawasdee, mas não tive a oportunidade de experimentar nenhum deles desta vez.

Para mais informações por certo podem ligar para a Royal Thai Embassy em Lisboa 21 3014848 onde existe à disposição um pequeno livro com todos os restaurantes tailandeses em Portugal e Espanha.

Sem comentários: