sexta-feira, 8 de agosto de 2008

08-08-08 às 08.08



Hoje dia 08 do mês 08 do ano 08 deste século às 08 e 08 da noite em Pequim vão começar os XXIX Jogos Olímpicos - Beijing 2008.

Como quase tudo na Ásia existem sempre um aspecto de misticismo ou de superstição na escolha dos momentos.

Uma criança só deve nascer, se tal se conseguir controlar, num certo dia e se possível a uma certa hora, só se deve começar um negócio em momento escolhido o mesmo para o início de uma obra, para um casamento, etc etc.

Solicita-se sempre a um monge, um ancião, um "fortuner teller" que escolha o momento auspicioso para dar início aquilo que queremos.

Por isso o 08-08-08-08-08 de Pequim.

O numero 8 é o numero mais cobiçado na China porque o som da sua pronuncia (fâ) é semelhante, quer em Mandarim , quer em Cantonês ou noutros dialectos, ao da palavra que significa prosperidade.

O numero de telefone 8888-8888 foi vendido, em Chengdu na China, por um valor cerca dos US$ 300.000 e a disputa por ter números, quer nos telefones quer nas matriculas dos carros que tenham bom significado faz com esses atinjam altos valores.

Existem um grande conjunto de outros números e combinações "de sorte" como o 1 e o 7 que representam unidade, o 6 , liu, que diz que tudo vai bem sem sobressaltos , o 9 que parece querer dizer longa vida ,o 524 que significa que não será fácil morrer, etc.

O pior é o 4 que quer dizer morte mas neste caso o som não é unânime em toda a China e nalguns dialectos significa trabalho o que por si só é sinónimo de dinheiro. O 4 não é só na China que é de mau presságio mas também no Japão, Coreia e Vietname. O numero 14 ainda consegue ser pior pois o seu som parece dizer quero morrer.

Na Tailândia o número que é geralmente considerado melhor é o 9 pois o seu som é quase igual ao som da palavra arroz (khao) o que significa comida e portanto fortuna. Há já quem diga que para o ano a 9 de Setembro de 2009 é que é o bom dia para este Reino.

Coincidência ou não eu assinei o meu contracto com a ICL no dia 8-8-8 (8 Agosto de 1988) nesta companhia trabalhei sempre no oitavo andar quer em Lisboa, quer em Slough, quer em Putney e foi profissionalmente o melhor tempo da minha vida. Coincidências?

Voltando aos Jogos Olímpicos e atenta a contestação à sua volta desde a opressão no Tibete, ao mau registo sobre os direitos humanos no país, até ao ambiente de alta poluição que se vive na capital, eu sou favorável a que seja respeitado o espírito dos jogos e o facto é que as autoridades Chinesas já mostraram grandes sinais de mudança devido à sua realização.

Boicotes não são formas de mostrar às autoridades o descontentamento do Mundo com algumas (muitas) das suas actuações. A melhor maneira é sempre de uma forma directa fazer ver os pontos de vista da Democracia e dos Direitos do Homem.



Sou um crente de que só através da Diplomacia positiva se consegue prosperar e reduzir as diferenças. Temos demasiados exemplos no Mundo de que uma Diplomacia punitiva , de sanções ou de isolamento nada deram enquanto na maioria dos acasos onde se conseguiu abrir um diálogo houve progressos.

Os nomes das mascotes Bei, Jing, Huan, Ying e Ni, em Mandarin soam a,

"Welcome to Beijing,"

Vivam os Jogos da XXIX Olimpíada Beijing 2008

1 comentário:

Edna Martins disse...

Gostei muito do texto e ,mais ainda, por ter nascido no dia 08.08.1969 me senti privilegiada.