terça-feira, 29 de julho de 2008

Tensão na fronteira


Ontem, e durante mais de 12 horas, estiveram reunidos os Ministros dos Negócios Estrangeiros da Tailândia e do Cambodja para tentar encontrar uma plataforma de entendimento para a tensão que se vive actualmente na zona da fronteira especialmente junto ao Templo de Khao Prah Viharn.

Desde o inicio de Junho e depois do anterior MNE ter assinado o documento que permitiu o Cambodja obter a aprovação pela UNESCO daquele templo como Património da Humanidade, que a oposição ao Governo aproveitou para lançar uma campanha de teor Nacionalista contra este "acto de alienação de território nacional", que levou a demissão do MNE na sequência da decisão do Tribunal Constitucional de que teria actuado de forma inconstitucional. Já me referi a isto no passado e nada há a acrescentar.

A tensão veio a subir de tom ao ponto de as tropas dos dois países se terem envolvido em violações territoriais reciprocas acabando estacionadas frente a frente em demonstração de força.

O Cambodja tentou envolver as Nações Unidas e a ASEAN mas a Tailândia consegui, pelo menos para já, reduzir a disputa para o nível bilateral e foi neste sentido que o novo Ministro iniciou ontem mesmo as negociações tendentes a apaziguar a situação e a encontrar uma saída para esta crise profunda entre os dois países membros da mesma alianca regional, a ASEAN.

Para já parece claro que existe de parte a parte vontade de encontrar uma via pacifica e viável para a solução conflito. Quer pela qualidade da correspondência trocada entre os dois PM, quer pela abertura das partes a sentarem-se a uma mesa para dialogar.

O primeiro sinal foi a acordo ontem obtido no sentido de fazer regressar as tropas as bases retirando para já esta sensação de conflito militar latente a passível de explodir a qualquer momento.

Foi igualmente decidido estabelecer um "joint committee" que decida o numero de tropas necessárias, de parte a parte, nos 4.6 km2 em disputa entre as provinciais de Si Sa Ket na Tailandia e Praeh Vihear no Cambodja.

Foi igualmente manifestada a vontade de que muito em breve não hajam tropas de nenhum lado estacionadas na zona.

Também foi dito na conferência final de que o primeiro encontro foi bem sucedido e que não foi o ultimo, o que significa que as partes continuam interessadas em dialogar.

Foi também decidido que o "Joint Boundary Commission" reatará as conversações sobre a demarcação da fronteira no local.

O sentimento entre os negociantes de ambas as partes é bastante positivo mas resta saber da capacidade de as forças populares, incitadas pelos sentimentos Nacionalistas de ambos os lados da fronteira, poderem igualmente saber esperar que a Diplomacia vença aquilo que as armas querem destruir que é a estabilidade entre dois povos "irmãos" quer na historia quer na vida moderna no seio da comunidade internacional.

Um perfeito exemplo disso é a reportagem dos dois jornais de língua inglesa em Bangkok. Enquanto para o Bangkok Post a reunião foi positiva para o The Nation a reunião foi um flop. A velha teoria do copo meio cheio ou meio vazio.

Será que olhar o Mundo pela positiva não é uma melhor opção?

Sem comentários: