quinta-feira, 31 de julho de 2008

Shinawatra


Hoje foi o primeiro julgamento, dos muitos que estão em fila contra a família Shinawatra, e a sua mulher Khunying Pojaman Shinawatra a par de um seu meio irmão e uma secretária foram condenados, a 3 os dois primeiros e a 2 anos a secretária, anos de cadeia, por evasão fiscal no valor de 546 milhões de bath ( cerca de 11 milhões de Euros ) relativas á transacção de acções da Shin Corporation de Pojaman para o seu meio irmão Bannaphot.

Alegava a mulher da Thaksin que teria dado as acções ao seu irmão como presente de casamento e por isso não eram devidas as taxas. Na realidade e de acordo com a lei tailandesa sendo mulher de um detentor de um cargo politico, Ponjaman não poderia deter mais do que 5% de interesses numa sociedade pelo que teria de alienar aquela posição.

Pelos vistos os juízes do Tribunal Criminal entenderam que se tratou de uma transacção e não de uma prenda de casamento apesar das 20 testemunhas de defesa arroladas e os próprios arguidos sempre afirmarem o contrário.

Saiu em liberdade com uma caução de 5 milhões de bath e apresentará recurso no prazo de 30 dias.

Para além do aspecto formal da sentença o mais importante é que este foi a primeira vez que foi a julgamento um caso relacionado com Thaksin Shinawatra e sua família e a decisão foi desfavorável a estes.

Será o inicio do colapso do império Shinawatra ou veremos desenvolvimentos em sentido contrario? Ontem mesmo, mais um processo contra o ex PM e relativo a um empréstimo concedido por um banco estatal a Burma quando Thaksin estava no poder, foi admitido pelo Tribunal.

O próximo futuro o dirá.

Sem comentários: