quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Bush em Bangkok

George W Bush chegou ontem a Bangkok para uma visita de pouco mais de um dia em que os pontos fortes serão um discurso sobre as relações Estados Unidos com a Ásia e um encontro com dissidentes Birmaneses.
A visita está rodeada de um enorme aparato de segurança com cortes de avenidas no centro de Bangkok, visto o Presidente Americano se ter instalado no Hotel Four Seasons. Enquanto escrevo estas notas o barulho dos helicópteros sobre a cidade, encontro-me a menos de 250 metro do Hotel, é constante

A visita também foi aproveitada para o Primeiro Ministro Tailandês aparecer bem disposto numa fotografia que é sempre apetecida, ou não seja Bush o homem mais poderoso do planeta, e dizer que "estava satisfeito que o Presidente Bush compreendesse a posição tailandesa na disputa relativa ao Templo de Khao Prha Viharn". Recorde-se aqui que ontem mesmo as tropas tailandesas começaram o "reposicionamento", a palavra escolhida para definir o inicio da retirada do local. Samak terá ficado também visivelmente satisfeito por ouvir Bush dizer que "os 175 anos de relações entre os dois paises provam que a liberdade e a lei reinam aqui, na terra da liberdade".

Bush para além de ter jantado ontem com Samak almoça hoje com um grupo de dissidentes de Burma, com enorme eco mediático à volta deste acontecimento, e antes fará o discurso sobre as relações USA-Ásia onde, já se sabe, focará a componente do apoio militar à região, para salvaguarda e segurança do Pacífico. Simultaneamente agradecerá à Tailândia o constante apoio aos refugiados à mais de 30 anos. Ainda terá tempo para ser recebido pelo General Prem, Presidente do Conselho Privado do Rei.

O dia terminará com a partida de Bush, a mulher Laura, que hoje mesmo, também num gesto simbólico, foi ao Norte do país, na fronteira com Burma, visitar um campo de refugiados, e a filha, para a China para assistirem à cerimónia de abertura da XXIX Olímpiada da era moderna - Beijing 2008.

Sem comentários: