segunda-feira, 13 de abril de 2009

Evolução da Situação


Charnvit Kasetsiri, antigo reitor da Universidade de Thammasat disse "The situation has gotten completely out of hand. Violence and bloodshed is very much possible" e recomenda ao Primeiro Ministro que se demita e convoque eleições como uma das propostas para obviar a esse banho de sangue que prevê. É uma mensagem clara e séria embora não a subscreva a 100% visto entender que os tailandeses, por natureza pacíficos, tudo tentarão para obviar a esse banho de sangue.

Abhisit apareceu ao início da madrugada na televisão rodeado de vários Ministros, incluindo Suthep e dos lideres militares e da polícia tentado contradizer os rumores de divisões no seio da coligação no poder.

Entretanto em Bangkok os eixos centrais e intersecções estão ora controladas por militares ou por "vermelhos" quer utilizando táxis quer autocarros que desviaram para esse efeito. Não existem até este momento confrontações entre estas duas forças mas o certo é que ambos os campos se preparam para isso tendo mesmo Thaksin, em mais uma comunicação ao país, dito que se os militares atacarem entrará no país pare ele próprio dirigir a "revolução", foi essa a palavra usada contra as forças "anti democráticas".

Como já tinha repetido há dias Thaksin e as suas forças vermelhas deram um passo em frente de tal modo decidido que não existe possibilidade de retorno. Agora o caminho é como diria El Comandante, Vitória ou Morte.
O clan Shinawatra

Os tailandeses por tradição acabam por conciliar e pode ser que consiga aparecer uma mente iluminada que consiga encontrar uma solução par esta crise que é de extrema gravidade e se consiga fazer com que os principais actores saiam de cena, regressem aos camarins e se reformem dando lugar a gentes "de bem" (deteste estes palavrões mas eles são elucidativos) que possam desviar este povo de um caminho cuja maioria não quer. Recorde-se que desde o tempo dos 2amarelos" todas as sondagens davam cerca de 70% a favor daqueles que não queriam nem uns nem outros mas as maiorias silenciosas são assim por natureza e não se manifestam.

Quer Abhisit quer o seu Secretário-Geral sofreram ligeiros ferimentos na fuga do Ministério do Interior mais uma vez sem que as forças da "ordem" nada fizessem como sempre acontece. esta inacção é confrangedora e põem sérias duvidas sobre a capacidade de se fazer impor a lei e ordem.

O próprio PAD, embora actualmente dividido, saiu a terreiro criticando o Governo e pedindo ao PM que demitisse Suthep pelo facto de ele se ter mostrado incapaz de assegurar a ordem durante a cimeira de Pattaya. Começam a escassear os apoios á coligação. Mesmo os militares como é de todos conhecido não estão todos no mesmo barco e existem fortes divisões no seu seio.

A não condenação clara do PAD por parte do Governo e de Abhisit em particular. foi uma dos maiores erros que o PM fez pois desde esse momento nunca se conseguiu libertar dessa grilheta que sempre o tem importunado. Para além disso o facto de ter um Ministro, Kasit, e vários assessores provenientes do PAD nunca lhe permitiu poder actuar de forma clara contra as forças de Thaksin que se vêm legitimadas pela inacção do sistema judicial e do Governo face aos actos levados a cabo pelo PAD.

A falta de controlo da situação par parte do governo e das "forças da ordem" está a estender uma passadeira para o golpe de estado militar que nem os próprios, penso, desejam visto se isso acontecer vão ter de lidar com os graves problemas financeiros que o país atravessa para além do crescente isolamento da Tailândia no seio da comunidade internacional.

Sem comentários: