quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Usain Bolt


É um verdadeiro prodígio este Jamaicano. Não há dúvida alguma que é o homem mais rápido do planeta. Depois do recorde do Mundo, a acenar para a plateia, nos 100 metros pulveriza o dos 200 metros de Michael Johnson, que durava desde 1996, e deixa o seu mais directo adversário a 66 décimos de segundo o que numa progressão linear dá 6,8 metros. E Bolt não foi o mais rápido no arranque tendo sido batido por quatro atletas nesse particular.

A Jamaica soube especializar-se.

O pleno nos 100 metros femininos, e hoje na final dos 200 onde entre as 8 finalistas estavam 3 Jamaicanas, não foi feito o pleno mas o primeiro e terceiro lugar, e as duas medalhas de Ouro e dois recordes do Mundo no sector masculino. Ainda teremos igualmente as estafetas de 4x100 metros.

Será um bom trabalho para um antropologista entender porque é que nas Caraíbas "se corre tanto". A final feminina dos 200 metros é só atletas dessa região e dos EEUU, os três primeiros nos 100 e dos 200 metros homens foram igualmente dessa parte do globo.

Entre Bolt e Phelps vai ser difícil escolher quem foi o melhor atleta da XXIX Olímpiada, mas os dois já fazem parte da história do desporto.

Sem comentários: