sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Postas do Oriente



Postas do Oriente é um projecto interessante que tenta aglutinar aquilo que o Mundo Lusófono vai escrevendo no Oriente.

Oriente muitas vezes esquecido por Portugal.

Fomos dos primeiros ocidentais a chegar a muitos dos pontos do Oriente, desde a Índia ao Japão, mas não nos instalamos e deixamos que os Impérios Franceses e Ingleses viessem a tomar conta das principais posições nesta parte do Globo.

Posteriormente para Portugal a Ásia resumiu-se, na maioria das vezes a Goa e Macau. Até Timor foi esquecido com as trágicas consequências que conhecemos.

Contudo na maioria dos casos os povos asiáticos não esqueceram Portugal e, por exemplo aqui na Tailândia, toda a gente, sem grande exagero, sabe que os Portugueses foram os primeiros a aportar aqui, quase á 500 anos, em 1511 ajudando o Rei do Sião, na altura com capital em Ayhuthya, a combater os seus inimigos.

Bom que haja ainda muitos portugueses por estas paragens que ajudam a manter vivo esse elo civilizacional.

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque não colocar exemplos da presença/ligação portuguesa com a tailândia. Lembro-me da revista Premiere ter tido um artigo de um filme épico tailandês em que a "Peregrinação" era usada como fonte. Qualquer coisa como "Say...." (?)A autora desse artigo também publicou outro sobre a imagem distorcida que a série "Tudors" dava do nosso país, inclusive dava a ideia de se fazer um debate sobre o tema. Nada disso aconteceu e a RTP retransmitiu a série há algumas semanas sem quaisquer cuidados como anteriormente.

Anónimo disse...

http://foruns.terravista.pt/SForums/$M=readthreadrep$TH=994906$F=45052$ME=3513149

"Um filme tailandês que conta as aventuras de um mercenário português e de uma rainha daquele país, no século XVI, está a fazer um enorme sucesso na Tailândia. O filme, encomendado pela rainha Sirikit, cujo título é «Suriyothai», estreou há uma semana em Banguecoque.(...)

Anónimo disse...

Curiosamente o tema do filme é o assunto indicado no post :)