terça-feira, 19 de agosto de 2008

A Comida Tailandesa

Outro dia dizia-me um amigo que deveria escrever mais sobre a Cozinha Tailandesa, os seus sabores e as variedades que se apresentam.

Presunção!?Aquilo que eu mais conheço da comida tailandesa é que sabe bem, que tem uma enorme variedade de sabores e misturas destes, mas chegar ao ponto de poder começar a argumentar e escrever sobre ela vai uma grande distancia.

Mas hoje ao ver os jornais compreendi melhor a sugestão deste meu amigo.

Na primeira página do The Nation aparece o primeiro Ministro Samak Sundaravej a servir "khao na kai" , ou seja frango estufado com arroz, que ele próprio preparou para as tropas estacionadas na zona de tensão na fronteira entre a Tailândia e o Cambodja.

Como eu escrevo, por dever de ofício e também por gosto, quase todos os dias sobre a política neste país e o PM é um exímio cozinheiro compreendi a relação existente. Este prazer do PM pode vir a sair-lhe caro visto estar em investigação se ele recebia ou não dinheiro pelo programa culinário semanal que tinha na Televisão e que manteve enquanto era Governador de Bangkok. Os detentores de cargos políticos não podem ter outra fonte de rendimento para além daquele que auferem pelo exercício do posto. O PM alega que nunca recebeu nada visto o dinheiro devido a ele como apresentador era pago directamente a uma Associação Beneficente que cuida de cães abandonados. Contudo na maioria das vezes as decisões dos Tribunais nos casos que envolvem políticos são ainda mais polémicas do que o próprio caso em si.

O PM com esta atitude "conquistou os corações" das tropas estacionadas perto de Prasat Khao Phra Viharn e por certo algum espaço no tempo conturbado que vive.

Uma nota aparte para chamar a atenção para a palavra Khao que usei duas vezes para significar arroz e montanha. A escrita em Tailandês é diferente mas a forma fonética de representar em caracteres ocidentais é semelhante e o som para nós quase igual. Claro que para os tailandeses "é muito diferente". Já agora khao pode ainda querer dizer, noticia, branco, pelo menos daquilo que sei desta tão complexa língua.

Voltando aos tempos difíceis do PM, hoje era para ser decidido na Comissão Eleitoral o envio para o Ministério Público do caso da possível dissolução do PPP, o Partido líder da coligação no Governo, facto que foi adiado por uma semana, mas que levará, de acordo com a Constituição em vigor, à mais que provável dissolução do Partido e ao banir por cinco anos os direitos políticos aos 34 executivos do Partido. O processo demorará por certo quatro ou cinco meses mas a decisão final é mais do que conhecida e por isso começam-se a preparar os possíveis cenários pós dissolução.

Deputados do PPP querem que o PM dissolva o Parlamento antes da decisão judicial, o que lhes daria tempo par, em conjunto, criarem um novo Partido para concorrer às novas eleições, mas o PM, sabendo que os seus dias estão contados, como Executivo do Partido - seu líder - ficará impossibilitado de exercer cargos políticos, quer adiar o mais possível a situação e continuar como nada de novo existisse, quem sabe esperando pela intervenção suprema ou como já foi admitido tentar um golpe de Estado em seu favor, ele que está a tratar os militares com algum "excesso" de cortesia.

Decorre neste momento a reestruturação militar, como todos os anos acontece a 1 de Outubro, e o PM tem dado total liberdade aos militares para decidir o seu destino ainda por cima sendo ele também Ministro da Defesa o que é uma inovação na Tailândia onde todos os anos os mais variados interesses políticos se imiscuem nesta reestruturação. Diga-se que isto ocorre anualmente devido ao atingir do limite de idade dos oficiais superiores e à sua passagem à reforma como já referi anteriormente.

Entretanto hoje o PAD, a quem já ninguém liga muito visto estarem "acampados" quase que à três meses em protesto contra tudo e todos, desfilaram até à Embaixada do Reino Unido entregando uma carta ao Embaixador solicitando que aquele país não conceda asilo político a Thaksin Shinawatra.

Cerca de 10.000 desfilaram até lá e neste momento já deverão ter regressado ao "acampamento". Continua a não ser muito claro quem anda a pagar este agrupamento visto os seus lideres não serem indivíduos de grandes posses. São abastados mas não o suficiente para grandes aventuras daí o perguntar-se quem anda a pagar esta gente que há três meses nada faz a não ser barulho.

A outra grande notícia foi o facto de um dos medalhas de bronze em Atenas no Boxe, ter perdido ontem o combate para essa mesma medalha contra um Cubano que o bateu de forma clara. Ao menos, contrariamente a outros que conhecemos, bateu-se e lutou, apanhando mais pancada do que a que deu mas saiu de cabeça bem erguida embora chorando como uma Madalena. Já agora refira-se que a atleta Tailandesa medalha de Ouro no halterofilismo depois de terminar a sessão de imposição da medalha a primeira coisa que disse foi pedir desculpa por não ter conseguido bater o recorde do Mundo que tentou. Feitios!

E ainda não foi desta que falei da Comida Tailandesa, mas é melhor aprecia-la do que falar dela. Faz me lembrar aquele restaurante no Algarve que quando se pede a lista o dono diz " Mas o Senhor veio aqui para ler ou para comer?".

4 comentários:

Anónimo disse...

a qualidade da comida e também o preço... eheheh.
adoro estar na praia em Jomtien, Pattaya, e almoçar o meu khao pha moo por 50 baht (1 euro)

Unknown disse...

Pelos vistos esta em Pattaya. Vive na Tailandia? E sempre bom saber de mais portugueses por aqui. E Viva o Sporting

Anónimo disse...

Não vivo na Tailândia mas visito o país com frequência.
E confesso que apesar de Portista sempre tive um grande carinho pelo Sporting, considerando-o mesmo o meu segundo clube.
Cumprimentos.

Unknown disse...

A próxima vez que vier a Bangkok, se quiser, apareça. Envie-me um email para caldeiradasilva@gmail.com