segunda-feira, 16 de junho de 2008

Ainda o Euro 2008


Ainda vamos no primeiro dia dos últimos jogos da fase de qualificação e já se vêem algumas surpresas.

Os nossos "amigos" campeões da Europa partem em viagem de ferias no final da semana. Contudo parece que desta vez escolheram o Algarve, em vez das Ilhas Gregas, visto se sentirem muito melhor em Portugal. Os grandes favoritos Checos, segundo relatos de ultima hora, foram vistos a passear em Praga e o Cech, o melhor guarda redes do Mundo, em vez de usar uma protecção para a cabeça agora passou a usar uma protecção total que também lhe cobre a cara.

O Zidane e o Materazzi foram vistos os dois de mão dada a rezarem pelos holandeses, para que ganhem aos romenos, mas estranhamente na outra mão tinham, cada um, uma faca bem afiada.

E esta terrível doença que se instalou na Europa Central pode ainda afectar os alemães segundo noticias de Viena. Logo se verá.

Bonito foi ver duas bandeiras curdas durante o jogo com a Republica Checa. Não há duvida que o futebol une muita causa que a diplomacia e a politica não conseguem. Lembram-se da visita do José Mourinho a Jerusalém num apelo para a paz da Fundação Shimon Perez? Parece que são estes personagens, os novos Embaixadores e negociadores em problemáticos conflitos que continuam em persistir pelo Mundo fora.

Era bom que os soubéssemos utilizar para essas causas muitas vezes perdidas na burocracia da politica e nos melindres da diplomacia.

Cristiano Ronaldo, quando após o Tsunami de 2004, esteve na Indonésia, num só jantar conseguiu juntar mais dinheiro do que em muitas outras acções a tal destinadas.

Quanto a performance da nossa selecção ontem á noite é melhor não falar muito. Saliente-se só o facto de Scolari ter decidido não descansar Pepe, que tinha um amarelo e estava assim em risco, e este ter feito um jogo impecável. Quanto a alguns outros é melhor não falar pois o fundamental é continuar a acreditar que podemos chegar longe.

Sem comentários: