quarta-feira, 18 de junho de 2008

Governo atacado em todas as frentes


O Governo do Primeiro Ministro Samak Sundaravej, está neste momento a ser atacado em várias frentes enfraquecendo de forma substancial a sua capacidade de resposta a todos os ataques.

O Partido Democrata, único partido na oposição, lançou uma moção de confiança contra o Governo focando especialmente o Primeiro Ministro e seis dos seus Ministros. O PAD continua a manifestar-se nas ruas de Bangkok mudando de sitio e de alvo quase que todos os dias e promete trazer para as ruas 200.000 pessoas esta Sexta-feira. Os agricultores do Nordeste vieram até á capital demonstrar a sua fúria quanto á débil situação financeira em que vive o sector. A província de Si Sa Ket, onde se encontra a entrada para Khao Phra Vihan, manifesta-se contra a aceitação pelo Governo da Tailândia do pedido de registo do sitio como Património da Humanidade pelo Cambodja sem se ter resolvido a disputa territorial sobre os 4,1 km2 a sua volta. Os proprietários das empresas de transporte manifestam-se contra o preço dos combustíveis. O sindicado dos empregados das empresas estatais contra aquilo que chamam o compadrio dentro do sistema e por certo que há muitos outros de que me estou a esquecer


O PAD prometeu não parar a sua luta enquanto o PM não resignar. Um dos lideres foi citado como tendo dito ''On Friday June 20 at 1pm we will pack everything [to go to Government House]. And we won't give up until we win'', e são mesmo muito capazes de não sair de lá como já fazem desde 25 de Maio.

Ontem recebi uma chamada de um dos lideres do Senado que, respondendo a uma pergunta que lhe tinha feito sobre quando a proposta de revisão constitucional seria votada, me respondeu que eram necessárias três pareceres internos e depois então seria proposta para o plenário para apreciação. E acrescentou: se me pergunta quanto tempo vai demorar a resposta é para sempre. O Parlamento é constituído pela Casa dos Representantes e pelo Senado e este último não é favorável ao Governo.

Passados 20 meses sobre o golpe de estado de 19 de Setembro de 2006 e depois da eleição de um Governo em 23 de Dezembro de 2007 o país está de novo num total impasse em que o Governo não consegue governar, a oposição organizada é fraca (a própria moção de confiança tem pouca substancia) e a verdadeira oposição, como há dois anos atrás, está na rua protagonizada pelo PAD.

Dizia hoje um comentador político, Prawase, que dava algumas dicas para a solução do problema, que "quando um espinho divida e carne ela nunca mais consegue voltar a unir-se". Referia que só Thaksin pode resolver a situação retirando-se de vez e saindo, de facto, da cena politica, visto o país estar completamente dividido entre aqueles que acreditam que ele é o salvador da nação e os que acreditam que ele é o demónio da corrupção em pessoa.

A questão é que a Tailândia tem um Governo legítimo, eleito com os votos do povo e voltou a ter assento junto da comunidade internacional por este facto.

Um novo golpe, a maneira tailandesa de fazer, reset and reload de novo software, não é uma solução aceite pela comunidade internacional.

Este facto é conhecido e sabido pelos militares que neste momento estão com "as armas na mão" e por isso da parte deles tem vindo sempre uma palavra de sensatez e de apelo á sociedade civil para que seja capaz de resolver os seus problemas.

Mas esta está por demasiado cansada e destruída pelas lutas internas e pelos factores de divisão.

Um dia eventualmente será diferente

Como todos os anos, em Setembro, há as alterações nos comandos militares e há já quem preveja outro golpe para esse momento.

Sem comentários: