segunda-feira, 16 de junho de 2008

A comida do Nordeste

Não é possivel terminar a minha descrição da viagem pelo Nordeste tailandês sem me referir á comida e por duas razões.

Comer é o desporto nacional e a comida Issan é a mais famosa e mais picante no pais.

Comer para os tailandeses é como que respirar. Comem quatro, cinco, seis ou mais vezes ao dia, isto é, sempre que têm fome ou vão a casa de alguém. Quando se vai ter com um amigo, vai-se comer. Debicar aqui e ali mas sempre comer um pouco. Comer é simultaneamente um acto social de grande importancia pois é aqui que as pessoas se encontram. Nunca se entra numa casa na Tailandia sem que nos não seja oferecido algo de comer e de beber. Será mesmo quase raro que não esteja alguém a comer nesse momento. Pelo menos das minhas esperinêcias há sempre alguém que está a comer e logo convida para nos juntarmos.

A comida é colocada no centro, normalmente num tapete de palha no chão, de tal modo que cada um tenha acesso a ela e vá comendo e conversando com os outros convivas. Os tailandeses nunca se servem muito para o prato. Neste há arroz e depois vai-se, com a propria colher com que se come, buscar á "travessa" uma pequena porcão de comida que se come misturada com o arroz.

Assim se come neste pais.

No Nordeste o arroz mais comum é o Khao Niaw (arroz pegajoso) que se tira de dentro de cestos de verga práticos para levar o arroz, base de toda a alimentacão, quando se vai para o campo trabalhar. O Khao Niaw é cozido durante horas em vapor num recipiente, tambem de palha e usa-se um tipo de arroz diferente daquele a que estamos habituados.

Como disse os pratos do Nordeste da Tailandia são talvez os mais famosos e também os mais picantes. Muito á base de aquilo que se chama aqui saladas ( Yam ) e de condimentos que "avivam" os sabores como a cebola, o chilli, o aipo, o coentro e o fish sauce.

Na Tailândia não se usa sal para temperar a comida e o fish sauce (molho de peixe) faz essas funções seja para pratos de peixe ou de carne. Para além disso usa-se açucar de modo que corte um pouco aquilo que para nós é o sabor a salgado. Aliás os tailandeses nao gostam nada de comida salgada. Picante sim salgada não
.
Tom Yum Kung é uma das principais sopas e é extremamente deliciosa (aroi) devido á prsença na sua confecção de erva limão (lemongrass) e galagal. Normalmente é feita com peixe ou camarão, Tom Yum Pla ou Tom Yum Kung, havendo ainda Tom Yum Talay ou seja com frutos do mar nomeadamente lulas (pla mueak) que existe muito por aqui.

Para acompanhar, para além do Khao Niaw, uma boa Salada de Papaia Verde, Som Tum, bem picante com aqui se faz, e onde se mistura a papaia verde, com malaguetas, tomate, umas vagens tipo feijão verde, amendoins, caranguejo, lima tudo muito bem batido com um pilão (tum) e regado de fish sauce e açucar. Uma delícia e óptima para "limpar" os estomâgos mais delicados.

Também aconselhável será uma salada de carne de porco picado, Larb Moo, um dos meus pratos favoritos, onde se junta farinha de arroz, carne de porco (moo) picada (também se faz com frango -gai- ou vaca - nuea), cebola tipo challote, malaguetas verdes, hortelâ e como sempre fish sauce.
As rodelas de pepino e a couve crua que vêm na travessa são para "aliviar" do picante normalmente associado ao Larb.

Todos estes pratos são comidos em simultâneo com o arroz e acompanhado, muitas vezes por whisky tailandês. Este não aconselho pois é de baixa qualidade e alto teor alcoólico. Se não há whisky há cerveja também bastante popular no país.

Para terminar um pouco de Khao Niaw Mamuang, ou seja sticky rice com mango e leite de côco que é um iguaria de comer e chorar por mais ou então experimentar alguns dos doces portugueses trazidos para aqui no século XVII por uma japonesa, Maria Guiomar, de ascendência portuguesa cujo marido, um grego, foi Primeiro Ministro do Rei Narai. O mais conhecido desses doces é o Foi Tong, literalmente fios de ouro, e que eles fazem como pequenas trouxas enroladas. Sem querer ser anti patriotico, estes são melhores pois são um pouco menos doces do que as nossas trouxas. Pelo menos par mim que não sou guloso.

Como na Tailândia tudo se liga á comida a nosa selecão de futebol é conhecida pelos Foi Tong.

Apesar de comer ser o desporto nacional, e com milhões de adeptos, os tailandeses não são gordos, embora agora também comece a existir a nova geracão fast food americana, já que a comida tem poucas gorduras e é muito rica em vegetais.

Agora só falta ir experimentar um dos muitos restaurantes tailandeses espalhados pelo Mundo e saborear esta comida deliciosa e que tal acabar com um bom cubano.

Sem comentários: