sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ultimo dia do Issan tour

Domingo passado, agora vejo como estou perguiçoso pois hoje já é Sexta-feira e só agora escrevo, foi o ultimo dia do passeio pelo Issan.

De Nakhon Phanon em direcção a Udon Thani, no único dia em que choveu copiosamente. Paramos em Sakhon Nakhon para ver um templo e a chuva caía como só o faz em climas de tipo tropical. Nada para estranhar pois estamos na estação das chuvas que vai mais ao menos do inicio de Maio ate ao final de Outubro.

A chuva e a água em geral fazem parte da vida deste povo e ninguém se preocupa muito com isto. Para além disso a temperatura anda sempre por volta dos 30 graus e a roupa seca logo de seguida. No maior exportador mundial de arroz viver sem agua é impensável e por isso ela esta sempre presente e é bemvinda.


Durante todo o percurso tivemos a sua companhia e algumas vezes o céu estava tão preto que já parecia noite.

A maior atracção deste dia foi a visita a Ban Chiang, o local, como já referi, onde se encontram os mais antigos vestígios de vida naquilo que é actualmente a Tailândia. As escavações recentes mostram vivências que datam de mais de 4.000 A.C.



Tendo sido registado pela UNESCO como Património da Humanidade, Ban Chiang, tem um Museu onde estão expostas as peças encontradas e um outro edifício onde se pode ver partes das escavações com os, ainda intactos esqueletos dos habitantes, como referi entre 3.500 e 4.400 anos A.C.

Chagado a Udon, uma importante província do Nordeste por se encontrar na rota para a capital do Laos, Vientiane, houve que fazer um pouco de tempo para ir apanhar o avião de volta para Bangkok.





Aproveitou-se para visitar a Udon Sunshine Fragrant Orchid Farm onde, acreditem ou não, num viveiro de orquídeas existem umas plantas cujas folhas dançam quando ouvem musica. Eu vi e por isso o relato. Já tinha visto plantas carnívoras, comedoras de insectos, girassois que se enamoram com o sol e ficam "tontos" por ele, agora vi plantas que dançam.


Avião para Khrung Thep ou seja, para casa, krab ban (em thai ), e non (dormir).

Sem comentários: