sexta-feira, 20 de junho de 2008

Situação politica


Neste momento os manifestantes do PAD conseguiram ultrapassar as barreiras da Policia em frente á residência do Primeiro Ministro mas somente umas centenas. Os lideres da manifestado dizem que esta noite cerca de 400.000 manifestantes estariam na cidade e todo o tipo de rumores correm por aqui.

Ministérios, escolas e escritórios na zona envolvente estão fechados e o risco neste momento é de que os manifestantes tentem entrar dentro do complexo da Government House o que já ontem foi considerado pelo Chefe da Policia, ou um golpe de Estado ou uma acção de traição á Pátria o que poderá levar ao uso da força.

As próximas horas serão decisivas para saber se é possível manter o status quo ou se alguém "perde a cabeça" e começa tudo á estalada. Há que nos manter-mos vigilantes.

Ontem o Rei falou, na tomada de posse de um Ministro, dizendo que este Governo tem tido uma vida difícil mas que tem os Ministros capazes de, no caso agirem bem, levarem o país para terreno seguro. Parece contudo que os lideres do PAD não ouviram a televisão nem leram os jornais.

Ás três da tarde a Policia levantou todas as barricadas em redor da Government House e o PAD reclama vitória. Seria bom que se contentassem com isso e não tentassem entrar dentro do complexo. Estão neste momento cerca de 2.000 pessoas no local mas só entoando sloganes dirigidos ao Primeiro Ministro que se encontra noutro local não muito longe de ali mas ao que parece ainda não deram por isso.

Ás 4.15 o PM convocou os Comando da Policia, do Exército e do primeiro Esquadrão para uma reunião de emergência, eventualmente na sequência do anuncio feito pelo PAD de que ás 5 da tarde invadiriam a Government House. Sabe-se agora que os manifestantes chegaram lá utilizando barcos num canal adjacente e através de templos que, obviamente a policia não bloqueou.

Sem comentários: