sábado, 21 de junho de 2008

Sábado 21 de Junho



Hoje começa o verão no hemisfério Norte mas aqui na Tailândia ninguém exactamente sabe disso visto haver basicamente duas estações. A seca, de Novembro a Abril e a das chuvas no resto do ano. Há quem diga que na Tailândia há três estações. Quente, mais quente e ainda mais quente.

Com as alterações climatéricas até o mais correcto é quase que dizer que não há estações mas períodos em que faz frio, outros em que chove, outros de seca e outros de calor. A realidade è que hoje é o maior dia no hemisfério Norte o que quanto mais próximo nos encontramos do Equador menos notamos ao contrário de quanto mais perto estamos do Polo Norte.

Aqui está um dia divinal com sol forte, uma temperatura que deve rondar os 35º e o céu limpo e azul. Isto não quer dizer que mais logo não caia uma daquelas cargas de água capazes de criar uma ou outra inundação.

As chuvas, têm estado ausentes nos últimos dois dias mas mesmo assim a temperatura política baixou.

O PAD, continuo a não entender porque usam a letra D no nome visto que de democratas têm muito pouco, proclamou vitória com o facto de terem conseguido ultrapassar as barreiras da polícia e chegado a Government House. Com o chegar da noite a multidão foi dispersando e nunca mais esteve perto de 10.000 manifestantes.

Ontem estava tudo preparado para ser declarado o Estado de Emergência o que permitiria trazer as tropas para a rua de forma a dispersar os manifestantes mas tal acabou por não ser necessário com a acalmia verificada.

Contudo a paz é poder e precária visto não haver aparente solução para a solução da crise. Uns são maus mas ou outros piores. Se é dissolvido o Parlamento, facto que neste momento se torna constitucionalmente impossível visto haver uma moção de censura pendente, mas admitindo que o é, novas eleições irão trazer para o poder aqueles que já lá estão e por consequência o PAD voltará para as ruas num conflito sem fim.

A solução parecer ser a dissolução das instituições democráticas, a suspensão da Constituição e a nomeação de um Governo Interino de iniciativa Real, capaz de durante dois anos ou mais reestabelecer a calma na sociedade e tentar encontrar uma saída. O facto é que tal não é a prática da Casa Real Tailandesa. Contudo a sociedade está totalmente dividida em um pouco menos de 50% que odeia Thaksin e seus apoiantes e os outros 50 e pouco por cento que ama, idolatra o ex PM e por isso torna-se urgente encontrar uma solução fora do quadro normal do enquadramento constitucional..

Numa situação destas é muito difícil encontrar um ponto de equilíbrio.

Eu tenho uma solução mas ela parece-me de muito difícil execução. Thaksin e os seus acólitos acompanhado dos lideres do PAD irem para o exílio e deixarem o País em Paz. e por um período alargado.

Um facto é ceto. Este país percisa de PAZ para voltar a entrar no caminho do desnevolvimento e de HARMONIA para que seja possível as pessoas dedicarem-se ao bem colectivo.


Sem comentários: