sexta-feira, 12 de março de 2010

Sexta 12


Ainda bem que não é Sexta-feira 13.

Faz hoje 80 anos que Gandhi começou a Marcha do Sal contra os ingleses na Índia e igualmente começa hoje a Marcha Vermelha sobre Bangkok contra Abhisit mas fundamentalmente contra as forças que o apoiam.

Ambas as partes reafirmam a sua intenção de obedecerem aos princípios da não violência e da observância da lei. Assim se espera que aconteça.

Ontem o governo mostrou as forças da ordem que vão estar em acção (num total de 100.000 entre forças no terreno e de reserva) e a UDD uma vez mais confirmou o seu objectivo de vir a Bangkok solicitar a convocação de novas eleições.

Depois do apelo do Dr Gotham Arya, que ontem referi, ambas as partes deram a conhecer quem estará do outro lado da linha permanente que estabeleceram. O Secretário do PM Korbsab e o líder Dr Weng. Saúda-se este passo pois é fundamental que as partes tenham a possibilidade de dialogar.

Só do diálogo pode sair uma solução. Nunca da confrontação.

O PM Abhisit disse, o que também se saúda, que se for necessário para evitar o aprofundar da crise se demitirá e convocará eleições.

Contudo já houve alguns pequenos incidentes quando controles militares impediram manifestantes de viajaram para Bangkok e inclusíve viraram os carros em que se faziam transportar.

O fundamental é que a linha de contacto funcione e que de parte a parte aqueles que estão na liderança sejam capazes de transmitir as ordens com eficácia.

Para continuar a seguir ao longo do dia.

Sem comentários: