Ainda bem que não é Sexta-feira 13.
Faz hoje 80 anos que Gandhi começou a Marcha do Sal contra os ingleses na Índia e igualmente começa hoje a Marcha Vermelha sobre Bangkok contra Abhisit mas fundamentalmente contra as forças que o apoiam.
Ambas as partes reafirmam a sua intenção de obedecerem aos princípios da não violência e da observância da lei. Assim se espera que aconteça.
Ontem o governo mostrou as forças da ordem que vão estar em acção (num total de 100.000 entre forças no terreno e de reserva) e a UDD uma vez mais confirmou o seu objectivo de vir a Bangkok solicitar a convocação de novas eleições.
Depois do apelo do Dr Gotham Arya, que ontem referi, ambas as partes deram a conhecer quem estará do outro lado da linha permanente que estabeleceram. O Secretário do PM Korbsab e o líder Dr Weng. Saúda-se este passo pois é fundamental que as partes tenham a possibilidade de dialogar.
Só do diálogo pode sair uma solução. Nunca da confrontação.
O PM Abhisit disse, o que também se saúda, que se for necessário para evitar o aprofundar da crise se demitirá e convocará eleições.
Contudo já houve alguns pequenos incidentes quando controles militares impediram manifestantes de viajaram para Bangkok e inclusíve viraram os carros em que se faziam transportar.
O fundamental é que a linha de contacto funcione e que de parte a parte aqueles que estão na liderança sejam capazes de transmitir as ordens com eficácia.
Para continuar a seguir ao longo do dia.
Sem comentários:
Enviar um comentário