quarta-feira, 10 de março de 2010

Evoluir da Situação

Alguma histeria está a tomar conta da cidade num momento em que se aconselharia contecção e precaução.

O exército veio agora falar de que tem 100.000 homens preparados para reagir a qualquer incidente que venha a acontecer. o custo desta operação vai neste momento em 319 milhões de bath.

Ontem o MNE Kasit informou a comunidade diplomática dos preparativos do governo, que parecem normais. mas tudo está a ser feito criando alguma tensão e ansiedade nas pessoas. Nesse mesmo debriefing Kasit disse que o governo tinha instruído o tribunal para não prender os dirigentes vermelhos que estão em liberdade condicional numa total e absurda confissão de interferência do poder executivo no poder judicial.

O PM Abhisit veio a dizer que o aumento do consumo de gasolina e de garrafas vazias era um sinal de que estariam a ser preparados cokctails molotov para serem usados contra os edifícios do governo. É uma afirmação insensata a quem se pede sensatez. É normal que as pessoas consumam mais gasolina visto estarem com medo de um, também anunciado, encerramento dos postos de gasolina, e gostaria de saber onde o PM consegue ver que aumenta o consumo de garrafas vazias? Onde é que elas se compram? Quem faz a estatística?

O governo igualmente pôs em vigor 18 leis diferentes que lhe dão a possibilidade de actuar para contrariar a marcha vermelha.

A Polícia enviou ontem para muitos e variados faxes na cidade o plano de cortes de ruas que irá entrar em vigor a partir do meio dia de Sexta-feira. A cidade de alguma forma vai ser bloqueada com um particular incidência na zona norte.

Ontem no distrito de Dusit, onde se encontram os ministérios, foi encerrada uma área devido ao facto de ter sido visto um objecto estranho. Uma bomba por certo. Notícias nos jornais, na TV e pânico. Era simplesmente um pneu velho que tinha arames como sempre existe dentro dos pneus.

É este ambiente de tensão que não se deseja e que nada favorecerá que o fim de semana decorra, por certo com alguma alteração da vida normal ou não venham para Bangkok de acordo com as estimativas do governo 200.000 manifestantes, de uma forma pacífica e que cada um faça fazer ouvir os seus pontos de vista com razão mas sem paixão.


Entretanto o maior perigo parece ser a possibilidade de agitadores vindos de uma terceira força e fala-se muito de 8.000 falsos camisas vermelhas que estariam já a preparar uma série de atentados para criar o caos. O próprio governo veio falar, sem se saber de onde obteve a informação, de que havia 40 edifícios que poderiam ser alvos de ataques bombistas.

As forças próximas dos "vermelhos" puseram a circular uma série de imagens da televisão que mostra o Vice-Primeiro Ministro Suthep a dar ordens aos "camisas azuis" de Nevin Chidchob durante os acontecimentos de Pattaya em Abril passado. Nevin, também nas imagens, foi igualmente visto no local nessa altura viajando numa moto e misturado com os seus homens que tomaram parte activa nos disturbios.

A intervenção de forças interessadas a provocar o caos parece ser o grande problema para este fim de semana mas quando se reunem centenas de milhares de pessoas uma simples discussão menor poder inflamar o todo.

Sem comentários: