segunda-feira, 7 de junho de 2010

Nova Etapa


Está concluída a remodelação que não passou mais do que um exercício de decoração da montra para que o público aprecie os modelos da nova estação.

Uma novidade foi a inclusão no novo elenco ministerial de um novo partido, o Matubhum (mãe pátria), que nada mais é que a redefinição de uma antiga facção do Puea Pandin e que actualmente é liderado pelo general (r) Sondhi Boonyaratglin, o autor do golpe de estado de 2006. É interessante ver um general autor de um golpe de estado que derrubou um governo democraticamente eleito tomar parte no processo político partidário pressupostamente democrático! Curiosidades de um sistema político que também vê actualmente um partido, o Peua Pandin, dividido em dois com uma facção a apoiar o governo e a outra a apoiar a oposição.


Até ao final da semana vai haver nova contagem de apoios e deverá ficar a conhecer-se o novo mapa do Parlamento. Do lado da oposição, Pheu Thai, é sabido que vai haver 3 ou 4 Deputados que irão saltar para o outro lado, Democratas ou Bhum Jai Thai, e hoje havia um relato de que essa mudança era feita á custa de ofertas de posições e de somas com oito dígitos. Nada novo pois é sempre assim que se passa, quer de um lado quer do outro, e como já muitas vezes disse o que conta é o dinheiro e quem mais paga mais ganha, só que para pagar bem há que ir buscar o dinheiro a alguma parte e acaba por ser sempre ao mesmo saco ou seja ao dos contribuintes.

Os novos membros do gabinete que vêem do partido Democrata, á excepção das duas pastas que se irão encarregar do controlo da informação, Ministro do gabinete do Primeiro Ministro e Ministro da Informação e Comunicação, todos os outros irão ter papel reduzido e orçamentos também reduzidos.

Nevin e o seu partido ascendem a inquestionável parceiro de eleição, com a redução para metade do Peua Pandin, e continuam a dominar as pastas que garantem posições cruciais para as próximas eleições.

Entretanto falando em Hanoi, onde se encontra, Abhisit voltou a falar da possibilidade de eleições em Novembro. Não se sabe se foi só para consumo internacional ou se o PM vê agora alguma hipótese de regressar ao seu plano inicial de 14 de Novembro como uma possível data para as próximas eleições.

Hoje recebi um relato feito por um assessor dos Democratas que realça que entramos numa nova fase da política. O que agora conta é o controlo da comunicação de tal forma que sejam cortados todos os canais de comunicação da oposição ao governo e seja feito chegar ao povo quer no Norte quer no Nordeste as mensagens que possam ajudar a campanha eleitoral dos partidos da coligação sobretudo os Democratas e o Bhum Jai Thai. Note-se que o removido Ministro do Trabalho, Paithoon, que diz controlar os Deputados Democratas de 9 províncias no Norte do país, afirmou mostrar-se muito desmotivado e desiludido pelo facto de ter sido removido do seu lugar sem consulta prévia e que isso foi uma afronta ao Norte.

O relato acrescentava que estamos agora numa fase em se um mente o outro mente ainda mais e as mensagens que são transmitidas só têm por objectivo por um lado a propaganda eleitoral e o reforço das posições mais frágeis do governo nas zonas do país dominadas pela oposição vermelha e, por parte da oposição, a descredibilização do governo ainda baseada nos incidentes que causaram a morte de quase 80 militantes vermelhos.

Hoje vem no The Nation uma entrevista com um dos mais próximos colaboradores do PM, o Deputado Sirichok Sopha, conhecido pelo nome de "wallpaper" de Abhisit. É uma entrevista sobre os tempos passados no Regimento de Infantaria 11 e um excelente exemplo dessa nova forma de fazer passar mensagens de e para o outro lado num momento em que muito da acção política se passa no espaço cibernético.

Nessa entrevista existe contudo um facto, ainda relacionado com os recentes acontecimentos que não posso deixar de referir.

Diz Sirichok que o exército tinha fotografias de satélite de todos os pontos onde estavam escondidos snipers dos vermelhos e que foram presos cerca de 30 elementos nos edifícios Cable One Tower e Kian Gwan situados nas duas pontas da rua Sarasin que ladeia o parque Lumpini. Essa notícia já em tempos tinha vindo a lume e porque um dos prédios se trata do prédio onde trabalho isso foi assunto de discussões e investigações internas. Como seria possível haver snipers num prédio ocupado por uma missão diplomática?

As investigações conduzidas pelo nosso Regional Security Officer e pela gestão do edifício concluíram que a informação não tinha nenhum fundamento e era pura especulação. Aliás nós próprios nos perguntava-mos se houvesse snipers no telhado do edifício quais poderiam, ser os alvos? A esquadra da polícia próxima, parecia ser o único com algum, muito reduzido, interesse para os vermelhos. Sem ser este nada mais poderia ser atingido deste local com algum efeito positivo na acção deles. Quem mente quem diz a verdade?

A remodelação governamental confirmou-o e os dados reafirmam-no que vamos assistir durante os próximos meses a uma pré campainha eleitoral e do resultado da observação do que se vai passar Abhisit poderá ou não convocar eleições.

Entretanto uma sondagem levada a cabo pela Universidade Católica (ABAC) mostra que 53% dos inquiridos não aprovam a remodelação e que somente 24% são favoráveis a este governo com uma esmagadora maioria indiferente e independente.

Sinal dos tempos o PM anunciou que a remodelação estava concluída através de um tweet. Abhisit e vários dos seus mais poróximos colaboradores são adeptos incondicionais do Twitter e do Facebook.

Muito trabalho pela frente tem o Primeiro Ministro.

Sem comentários: