quarta-feira, 9 de junho de 2010

Assim vai a Justiça

Algo está profundamente errado com o sistema de justiça neste país.

Pedófilos abusadores de crianças são repetidamente absolvidos ou ficam em liberdade sob caução.

Líderes vermelhos acusados de terrorismo são libertados sob fiança.

Um estudante que incendiou a universidade que frequentava, porque estava farto de estudar, não vai ser responsabilizado pelos prejuízos que causou já que a própria universidade assim decidiu e pode regressar pois a escola está aberta a recebê-lo de volta.

E ..... um grupo de 200 deficientes, vendedores de lotaria, aos quais fora prometida, por duas vezes, mas não concretizada, uma reunião para atender a reivindicação de lhes ser atribuído um maior número de bilhetes para venderem (acusam o governo de privilegiar os vendedores que pagam a "alguém"), foram dispersados à bastonada pela polícia e 23 deles presos para mais tarde serem libertados.

O cartoon acima, hoje publicado no jornal Bangkok Post, é também um bom exemplo de um sistema de justiça que está doente. Num dos lados um dos amarelos ocupantes do aeroporto, que tantos prejuízos causou ao país, toma um chá em liberdade confortávelmente sentado num sofá enquanto do outro lado um vermelho, causador dos últimos disturbios em Bangkok, está numa posição menos confortável na cadeia, mas com a porta aberta.

O sistema parece só servir alguns não todos.

Entretanto em Yala, no Sul do país, 22 pessoas ficaram gravemente feridas sendo que 2 estão nos cuidados intensivos, devido à explosão de uma bomba num café no centro da cidade. Mas isso é assunto de pequena importância sempre relegado para segundo plano!

Sem comentários: