domingo, 16 de maio de 2010

Coligação no Poder

O Thai Rath, jornal de língua tailandesa, traz na sua edição de hoje um artigo bastante interessante comentando sobre a reunião que os parceiros do partido Democrata na coligação no poder realizaram no sentido de, desta vez sem a presença dos Democratas, discutirem a situação.

O Thai Rath é um jornal de grande tiragem tido por próximo do palácio especialmente do Príncipe herdeiro Vajiralongkorn.

A discussão andou à volta da presente situação, do PM e do seu futuro politico facto que afecta a todos. Vários comentaram que a situação ultrapassou o ponto de qualquer negociação e que o PM Abhisit já não tinha legitimidade para governar o país (โดยบางส่วนเห็นว่านายกฯได้หมดความชอบธรรมที่จะบริหารประเทศต่อไป) e que o número tão elevado de mortes (mais de 60 até este momento) mostravam a sua inhabilidade para resolver a situação.

Os partidos decidiram nomear Chanchai, o actual Ministro da Industria e líder do Puea Pandin, como coordenador de uma posição conjunta de todos os parceiros a apresentar ao partido Democrata.

O tom geral da reunião era de que a resignação do PM era a saída e única forma de Abhisit manter a face perante a sociedade e por certo eles ficarem bem vistos, também.

Interessante notar que os parceiros da coligação se têm mantido extremamente silenciosos desde o inicio da minifestação da UDD com excepção de muito esporádicas declarações de um ou outro líder. Mesmo as declarações de apoio a Abhisit nunca foram feitas pelos partidos coligados mas pelo porta-voz do governo.

Para quem se tenha esquecido estes partidos, que agora alinham com os Democratas, faziam coligação com o Pheu Thai, o partido de Thaksin durante todo o ano de 2008, e portanto estão sempre prontos a olhar para onde vêm o dinheiro.

Sem comentários: