quarta-feira, 19 de maio de 2010

Assalto Final

Está em curso o assalto final às posições da UDD.

Tanques e outro equipamento pesado militar avançou sobre o acampamento no Parque Lumpini na intersecção da Rama IV com Silom e está a destruir as barricadas vermelhas.

Entretanto manifestantes atearam fogos em vários locais de forma a dificultar as operações dos militares. Helicopeteros sobrevoam a cidade

Toda a zona em redor de Lumpini parec estar sob controlo dos militares.

O governo tinha anunciado ao início do dia que recusava qualquer negociação e que ia avançar para desalojar os manifestantes de Rajaprasong. Temem-se grande perda de vidas se os manifestantes não se renderem.

Natthawut Saikua, um dos líderes da UDD avisou os manifstantes para se preparaem para o ataque das tropas. Entretanto há, segundo alguns jornalistas no local que contactei, intensas trocas de tiros.

As imagens na televisão mostram por outro lado uma situação um pouco caricata com pessoas a tentarem deslocar-se para os empregos, pessoas que por certo estavam sem saber da operação, carros a tentar passar, ao mesmo tempo que os tanques se movimentam e os canhões de água tentam apagar os fogos que ardem. Centenas de jornalistas no local mas a situação parece calma agora pois não há sinais de manifestantes embora imagens de Rajaprasong mostre a concentração em estado normal sem nenhuns sinais de alerta.

Há já a confirmação de vítimas, incluindo mortais, mas ainda nada de números oficiais. Há imagens de pessoas a serem conduzidas a vários hospitais na zona.

Os soldados vão consolidando posições na area mas há notícias de problemas em Ding Daeng onde um edifício governamental foi posto a arder e de novo em Pathum Thani onde se encontra a ThaiCom.

Sem comentários: