domingo, 16 de maio de 2010

Actualização e Correcção

O The Nation dizia hoje que as embaixadas tinham evacuado o seu pessoal. A informação está incorrecta.

Há na realidade 17 missões (entre elas EEUU, Reino Unido, Suiça, Holanda, União Europeia, Vietname, etc) que estão sediadas na zona interdita e agora acrescenta-se a este grupo os seguintes países.

Austria, Austrália, Dinamarca, Alemanha, Japão, Brasil, Singapura, Malásia, Grécia, Bélgica, serviços da França e da Itália isto numa lista não exaustiva pois são os que agora me lembro.

As embaixadas não evacuaram ninguém o que acontece é que várias missões realojaram os seus funcionários visto as suas residências estarem dentro da zona interdita, aliás como a minha.

De igual modo a maioria das Missões estão neste momento sem acesso ás suas instalações, ficarão fechadas amanhã, pelo menos, e o trabalho faz-se de outra forma recorrendo aos planos de emergência de cada uma.

Entretanto o governo anunciou que iria ser impementado o recolher obrigatório, fala-se igualmente de Lei Marcial, e o anúncio das condições era para ser feito ás 2 da tarde. Mais tarde foi adiado para as 2.30 mas são 4.05 e ainda nada se sabe. Contudo foram cortadas todos os acessos na autoestrada radial em Bangkok que estejam perto de Rajaprasong de forma a permitir o transporte de tropas por essa via.

De igual modo foram retiradas para um templo próximo as crianças e mães que se encontravam na zona que agora está ocupada fundamentalmente pelos homens.

Parece estar em andamento o assalto final ao acampamento de Rajaprasong.

Neste momento recebi a notícia, e também ouço os disparos, de que se reacendeu a luta em Bon Kai, a este de Rama IV, e que um jornalista foi atingido por uma bala nas costas mas felizmente o seu colete blindado deu-lhe alguma protecção. Foram chamadas ambulâncias que responderam não poder ir pois não podiam lá chegar já que não era seguro, o que é verdade. Chegou-se a este ponto em que nem os serviços de emergência podem circular pois ninguêm os respeita e são muito capazes, uns e outros, de atirar sobre uma ambulância pois já ninguém confia em ninguém e uma ambulância, ou outro veículo de urgência, pode ser usado por qualquer das partes como "cavalo de Troia" para entrar na zona do "inimigo".


Entretanto devem estar a movimentar-se vários grupos para tentar qualquer solução pois já recebi dois telefonemas semelhantes, um deles de uma membro da família real, prima direita do Rei, que queria o contacto de certos Embaixadores para tentar impedir o que me dizia ser "uma carnificina". Que tenham sucesso pois penso que é isso que todos querem.

Hoje na missa na catedral rezamos por todas as vítimas deste conflito, os que morreram e os que sofrem nos hospitais, e pela paz tão urgente no país.

1 comentário:

Bidya SRIWATTANASARN disse...

Muito valor informacoes para todos gente. Muito bem, muito plazer e obbrigado.
s_bidya@hotmail
.com