quinta-feira, 2 de abril de 2009

Maha Chakri Sirindhorn


Há 54 anos nascia em Bangkok a 2 de Abril a terceira filha do actual monarca, Rama IX, aquela que é hoje titulada no Bangkok Post, por Songpol Kaopatumtip, a Princesa do Povo.

A Princesa Maha Chakri Sirindhorn é uma mulher de grande cultura e sempre foi das mais brilhantes alunas nas suas classes. Licenciada em Artes e História, Doutorada em Artes Orientais, com profundos conhecimentos quer de sânscrito quer de pali, fala fluentemente inglês, francês e com bastante acuidade o alemão.

Para além de ser uma pessoa sempre interessada em todos os pormenores nas áreas cientificas a história e a linguística são os seus campos preferidos.

Desde muito nova acompanhou os seus pais em visitas junto das comunidades ao longo de todo o país e é normal ver um pouco por todo o lado, para além da sua fotografia, forma de homenagem, escolas, e outras instituições com o seu nome lembrando sempre aquela que, na realidade, é muito querida pelo povo tailandês.

Nascida num sábado a sua cor é o purpura ou violeta e isso reflecte-se nas suas armas e em todas as instituições que a ela estão ligadas.

Na cultura tailandesa cada dia da semana tem uma cor facto pelo qual o amarelo sempre presente por todo o lado. É a cor do Rei, nascido a uma Segunda-feira.

Tive a oportunidade, e honra, de várias vezes ter convivido com a Princesa Sirindhorn, quer em privado quer em funções, e só posso, em virtude desse conhecimento, nutrir por ela uma enorme simpatia. pela forma simples que sempre manifesta no contacto com tudo e todos para além do interesse que sempre tem em todos os assuntos.

Ainda recentemente numa visita a uma exposição na Universidade de Chaiang Mai, onde os alunos tinham que apresentar os vários projectos em exibição era visível o nervosismo destes por terem de falar para Sua Majestade. Note-se que a própria linguagem utilizada com membros da família real é diferente e por vezes, mesmo pessoas da alta sociedade não sabem as palavras correctas que devem utilizar. Foi a própria Princesa que, de uma forma completamente informal, como ela na realidade é, tomava a inciativa e ajudava os alunos a descontraírem-se e a poderem explicar aquilo que deveriam ter relido mentalmente vezes sem conta durante uma noite porventura em branco devido a tamanha excitação.

Quando a cerimonia terminou falei com alguns desses alunos e via-se nas suas caras não só o alívio da descompressão mas o enorme prazer de terem tido a ajuda da Princesa Sirindhorn.

Esse título que o Bangkok Post hoje lhe atribui não pode ser mais correcto.

Cedo se dedicou ás causas do povo e hoje em dia de alguma forma patrocina e continua os projectos de que se encarregava a sua tia a Princesa Galyani falecida há pouco mais de um ano atrás. Aliás as duas eram muito próximas não só por partilharem os mesmos valores mas por força de uma cumplicidade de ideias sempre bem visível.

A Princesa Maha Chakri Sirindhorn tem o título de Somdet Phra Theprat Ratsuda Chao Fa Maha Chakri Sirindhorn Ratthasima Khunakon Piyachat Sayam Borommaratchakumari e é, a par do Princepe Maha Chakri Vajiralongkorn, o segundo filho do Rei Rama IX, possivel sucessora no trono, de acordo com a Constituição.
Hoje como é tradição na casa real na Tailândia a Princesa devolveu ao rio, num gesto simbólico, peixes, voltando a dar-les a vida e a liberdade que aí gozam.

3 comentários:

PubEd disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Keatisak disse...

Eu visto roxo hoje. Roxo é cor da princesa. /Keith

Keatisak disse...

Tailandês chamá-la, um nome curto,
PRA THEP. / Keith da Tailândia