quarta-feira, 1 de abril de 2009

Kasit Piromya (II)

Eles andaram todos na mesma escola e a comer dos mesmos cozinhados.

Já aqui uma vez referi que o grande líder do PAD Sondhi tinha sido parceiro de negócios de Thaksin Shinawatra aliás como a maioria daqueles que hoje se opõem ao ex-Primeiro.

A classe de empresários neste país não é assim tão grande e por isso não espanta que isso aconteça.

Como em muitos casos as comadres zangam-se e depois começam a partir a loiça. Na Tailândia o que se passou essencialmente foi que Thaksin quando juntou ao seu poder como empresário o seu poder como político entendeu que era chegado o momento de ficar com o bolo todo para ele dando umas pequenas fatias àqueles que lhe traziam os recados, como Nevin, e deixando as migalhas que ficavam no fundo do prato para os seus antigos parceiros como Sondhi e outros que hoje o odeiam por isso mesmo.

O facto é que todos andaram a roer o mesmo bolo durante uns tempos.

Vem isto a propósito de mais umas declarações de Kasit que, falando á imprensa, admitiu ter recebido dinheiro de Thaksin, é assim que os controlou a quase todos, mas afirmou, que nunca o usou em proveito pessoal mas sempre para o serviço das Embaixadas onde serviu. A cada um a capacidade de julgar as acções e as palavras, mas para mim o facto de aceitar é por si já mau. Quem não quer ser o lobo que não lhe vista a pele.

Entretanto Suthep Thaugsuban, o Primeiro Ministro em exercício, convocou uma reunião de emergência do Governo esta manhã para analisar a situação mas de concreto só se sabe que o Ministro do Interior solicitou aos governadores das províncias que seguissem com atenção os movimentos locais da UDD. Contudo saíram rumores de que Suthep teria afirmado estar pronto a negociar com Thaksin, naquilo que seria o reafirmar de uma vontade que em tempos já tinha manifestado como sendo a única forma de trazer paz ao país.

3 comentários:

Hugo disse...

Acho uma vergonha Thaksin pensar que compra tudo e todos com o seu dinheiro.
O que dizer de alguém que após ser deposto, compra o Man City por uma quantia astronómica?
Nunca pensei que os tailandeses que muito estimo,fossem atrás deste senhor...
Cumprimentos

Unknown disse...

Os tailandeses não são diferentes de muitos outros povos do Mundo e Thaksin existe também por esse Mundo fora com muitos outros nomes. Quando esteve no poder soube usar bem essa vantagem de tal modo que ainda hoje em dia 50% da população o AMA enquanto que os outros 50% o ODEIA e isso é um dos grandes dramas do país. Agora Thaksins existem por todos os campos do Mundo, Américas, Europa, África e outros sítios na Ásia. Parece-me muito fácil identificá-los.

Nuno Castelo-Branco disse...

Infelizmente tem razão: Existe um Thaksin em paris, outro em Roma, mais um em Moscovo, outro no Expresso, etc. É uma praga!