sexta-feira, 20 de março de 2009

The Nation sobre o Debate

Num artigo escrito por Tulsathit Taptin, editor adjunto do The Nation e que aqui pode ser lido, é tirada a conclusão, avant la fin, do debate da Moção de Censura que amanha terminará.
Tulsathit diz que este debate, que amanhâ será ganho no Parlamento através dos votos dos Deputados que apoiam a maioria, vai começar agora na cena política interna e internacional, pois as acusações feitas contra o Partido Democrata sobre o seu financiamento, evidenciados pelas cópias dos 27 cheques bancários que Chalerm mostrou no hemiciclo, se não tiverem seguimento judicial irão mostrar ao mundo que os casos anteriores contra Thaksin e os seus croonies foram politicamente motivados e não fundamentados em verdadeiras questões de direito.

Para que se entenda Tulsathit sempre tem sido um jornalista visto como próximo dos Democratas, como aliás a tendência geralmente evidenciada pelo The Nation, mas sempre batendo-se pela transparência de que aqueles eram depositários e da qual Abhisit é (era) o principal estandarte. Tulsathit é igualmente o autor do blog Thailand Jump the Shark.

Recorde-se, como refere no seu artigo, que Samak foi afastado do poder por uma decisão judicial no mínimo caricata (não está em questão as suas qualidades como PM, que as não tinha, mas tinha sido eleito para tal cargo) e que Somchai de igual modo acabou por ser destituído por outra decisão judicial em que por exemplo o Supremo se negou a ouvir as testemunhas de defesa alegando os factos serem suficientes para provar a culpa de Yonghyut, negando um dos mais elementares príncipios do direito que é o principio do contraditório.

Espera-se agora perante as evidências e perante as investigações já iniciadas pelo Departamento de Investigações Especiais (DSI), que o caso seja levado até ao fim com transparência e, que se for o caso de se provar que existe violação dos preceitos legais, o Partido Democrata seja dissolvido como está, muito claramente, escrito na lei.

O debate amanhã já terá pouca importância pois é quase que garantido que a Moção será chumbada mas o processo vai agora começar num fórum muito mais alargado e pelos vistos a comunicação social está pronta a fazer o seu escrutínio.

Sem comentários: