sexta-feira, 12 de setembro de 2008

O marasmo e os videntes


Muita discussão mas pouca conclusão assim se pode resumir a situação política na Tailândia após a, aparente saída de cena de Samak Sundaravej.

Os cenários estão todos em abertos, contudo houve os seguintes desenvolvimentos:

O PPP decidiu apoiar a recandidatura de Samak para PM. Os Partidos da coligação que apoiam este Governo disseram que aceitam as decisões do PPP e tudo estava preparado para esta manhã ser votada a proposta do PPP.

Mas como sempre aquilo que se acorda agora só vale até outra coisa acontecer.

Quem se lembra já de que na semana passada foi iniciado o processo para a realização de um referendum? Quem se lembra já que o Presidente do Senado foi nomeado mediador entre as partes em disputa?

Na realidade esta manhã nada aconteceu porque o numero de deputados era insuficiente para haver o quorum necessário ao funcionamento do Parlamento e isto porque uma das facções do PPP diz agora que Samak não é a melhor escolha para o Partido. Por outro lado o Chart Thai, o segundo maior Partido na coligação, vem agora, de igual modo e através da voz da filha do Presidente do Partido, dizer que Samak, não é capaz de criar a unidade de que o país necessita.

Ontem especulava-se que Samak seria nomeado, o que veio, em teoria, a acontecer, e que depois iria agradecer e ele próprio rejeitar a nomeação, fazendo o apelo a um Governo de unidade nacional com os Democratas. Saía por cima e ia-se embora.

Até pode ser que venha a ser assim pois os rumores agora são de que Samak se prepara para pedir a demissão de Presidente do PPP o que abriria a porta para a eleição de um novo Presidente e consequente candidato a PM.

Isto tudo se passa misturado com predições de um "fortune teller" que disse que, hoje dia 12, a posição de Saturno ou Plutão ( não sou um perito nesta questão ) não era propícia a discussões e que no dia 16 a reversão do transito de Mercúrio ( ou será Jupiter) fará com que se inicie um período de apaziguamento propício a novas venturas. Acrescenta que o novo PM é "handsome", muito normal aqui na Tailândia qualificar as pessoas, homens ou mulheres, por bonitos, pele branca, olhos assim, nariz assado, etc. Ora Samak tem tudo menos "handsome" inclusive é alcunhado de Chumpoo referente ao formato do seu nariz que faz lembrar aquele fruto que em inglês é conhecido como rose apple. mas que nunca vi em Portugal

Assim e sem estranheza a sessão do Parlamento para votar a proposta do PPP foi adiada para o dia 17, ou seja, exactamente, depois de 16 o dia previsto pelo vidente como início do período auspicioso.

A realidade é mesmo assim. Para quem não acredita é só vasculhar um pouca o passado da política neste país e as suas relações com os videntes.

Todos lá vão e não o escondem.

Sem comentários: