quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O cozinhado azedou


Depois da destituição de Samak, com base no veredicto do Tribunal Constitucional, começam a contar-se a espingardas para a formação do novo Governo e dizia ainda há pouco The Nation que o nome do próximo PM começa por S, sendo que um desses S pode ser para Samak.

Contrariamente ao que alguns pensam, veja-se o meu amigo
Combustões por exemplo, Samak Sundaravej é um muito provável sucessor de si mesmo. Éticamente é pouco digerível mas constitucionalmente ele tem todo o direito a isso. De acordo com a Constituiçao ele, presentemente, não viola nenhum príncipio daquele texto e tem todas as condições para ser eleito. Para além disso as principais forças no seu Partido anunciam apoiar a sua recandidatura.

De igual modo os Partidos da coligação no poder anunciam que apoiam o PPP e a sua decisão, contrariamente a notícias esta manhâ que diziam que o Partido Democrata tinha um plano para arregimentar os apoios necessários para serem eles a formar uma maioria, incluindo, "comprando" por 30 milhões de bath uma das facções do PPP. Aqui tudo anda á volta do dinheiro, mas como diria o Chico Anízio cadê os outros.

Dois comentários. O poder Judicial mostrou ontem ser capaz de funcionar e deu aquilo que pode parecer uma lição de independência, condenando o PM por uma "colher de sopa", mas no mesmo dia a Comissão Nacional de Eleições, decidiu por 3 votos contra 2 não indiciar o líder do Parlamento por alegadamente ter interesses, não declarados aquando da sua tomada de posse, nos negócios da sua mulher que são realizados nas propriedades do próprio. Como muitas vezes acontece, dois pesos e duas medidas.

Segundo comentário. A imprensa internacional "brincava" com a situação em Bangkok. Os relatos, entre o espantado e o sarcástico do correspondente da BBC a títulos como o do The Guardian, são sintomáticos de que o Mundo começa a não levar a sério aquilo que se passa em Bangkok.

O pior é que a economia está a sofrer grandemente, o único efeito positivo é que a inflação baixou mas devido à retracção da procura.


Só mais um ponto. Samak entretanto desapareceu. Ontem não regressou a casa e ninguém, ou pelo menos a comunicação social, sabe do seu paradeiro.


Entretanto o PAD chora, ou de alegria ou por falta de objectivo na sua luta.

Somchai Wongsawat, o primeiro Vice-Primeiro Ministro, e por coincidência cunhado de Thaksin, é o PM em exercício.

Sem comentários: