terça-feira, 9 de setembro de 2008

Culpado

Samak Sundaravej foi considerado culpado pelo Tribunal Constitucional, sem direito a apelo, pelo que tem de se demitir de Primeiro Ministro.

A decisão do Tribunal foi por unanimidade embora seis Juízes tenham considerado Samak, "empregado" do produtor e três outros "parceiro" desse mesmo produtor. De qualquer forma a prova conduzia sempre à sentença de culpado e à desqualificação, de acordo com a Constituição da Tailândia, de Samak como Primeiro Ministro.

No prazo de 30 dias os Parlamentares terão de escolher um novo Primeiro Ministro que pode ser outra vez Samak, que se assim acontecer verá a sua legitimidade reforçada.

Contudo a principal questão que se põem neste momento é saber se a coligação no poder se vai manter sólida e apoiante de Samak, ou de outro membro do PPP, ou se aproveitam a onda para demandar outras paragens e dar uma oportunidade ao Partido Democrata de vir a formar Governo. Actualmente no Parlamento é a seguinte a constituição dos grupos de Deputados.

- PPP 235
- Chart Thai 34
- Puen Thai 22
- Matchima 11
- RuamJai 9
- Prachai 5

- Democratas 164

Todos os seis primeiros partidos constituem a coligação no Poder mas a sua solidez tem estado sempre em questão, especialmente com os dois primeiros frequentemente ameaçando "largar o barco".

Segundo informação que acabo de receber o PPP reafirma a sua intenção de voltar a propor Samak para PM.

A seguir. Como sempre tenho dito. Aqui tudo pode acontecer.

Sem comentários: