segunda-feira, 25 de agosto de 2008

PAD vs Governo

O People's Alliance for Democracy, ameaçam para amanhâ, a partir das 7 da manhâ, uma manifestação que deitará o Governo abaixo. Pensa-se que mobilizaram pessoas de todo o país para se manifestarem, presume-se, em frente á Presidência do Governo - Government House - e dizem que vai ser desta que Samak Sundaravej vai cair. A legislação na Tailândia não prevê o pré-aviso de manifestação e portanto amanhã coloca-se um grave problema que é não se saber, com clareza, onde a manifestação se vai realizar o que coloca problemas graves de segurança, quer para os manifestantes quer para os outros cidadãos. A polícia não sabe onde montar os sistemas de segurança necessários. E este agrupamento chama-se PAD onde o D pretende ser democracia. Acontece que nunca lutaram no campo democrático pois recusam a constituir-se como Partido. Preferem a luta de rua.

Numa conferência de imprensa no Sudoeste da Tailândia o grupo local do PAD, anunciou que levaria 100.000 pessoas para Bangkok amanhâ e outros muitos virão de outros pontos do país. Não há notícias de que grupos opositores, estejam a preparar qualquer contra ofensiva. Amanhâ é também o 88 aniversario do General Prem Tisunalonda, Presidente do Conselho Privado do Rei e tido por ser a mão invisível no combate a Thanksin. Coincidencia ou não, Prem, que todos os anos abre a sua casa para receber cumprimentos decidiu, ainda a semana passada portanto antes do anúncio da manifestação de 26, não o fazer nesta altura pois não queria ser visto a apoiar nenhuma das facções em luta actualmente. Esses dias em que a sua casa fica aberta são sempre motivo de especulação acerca dos que lá vão e dos que não vão.

O Partido Democrata, o único na oposição, já veio dizer que Samak não vai cair por causa de manifestações, numa, aparente. tentativa de se desassociar da iniciativa que alguns pensam poder vir a ser, desta vez, violenta.


Samak, a quem não se conhece medo, já disse que iria trabalhar em Government House e aconselhou os manifestantes a se comportarem dentro dos limites da lei.

O desafio esta lançado. Amanhâ se saberá mais.



Sem comentários: